Dica do Nutricionista > Nutrição

Creme vegetal, manteiga ou margarina? Saiba qual usar

Por Redação Fortíssima 17/02/2016

A nutrição adequada é uma preocupação cada vez maior. E como há um grande número de diferentes produtos disponíveis no mercado, muitas vezes fica difícil escolher o mais saudável – ou menos prejudicial. Nas idas ao supermercado, uma dúvida bastante comum é sobre manteiga, margarina ou creme vegetal: afinal, qual é o melhor para se consumir em cima de um pão quentinho?

Qual a diferença entre eles?

Muitas pessoas não conseguem diferenciar esses três produtos, e para piorar a situação as embalagens deles parecem remeter a uma única ideia. Os usos são bastante semelhantes, mas a composição é diferente. Justamente por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui algumas normas para cada um deles.

A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir do leite. O produto é composto de 80% de gordura, sendo que o restante consiste em água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina (um outro tipo de gordura). Por ser de origem animal, possui um alto índice de gorduras saturadas, colesterol e calorias.

A gordura saturada em produtos lácteos é capaz de aumentar o risco de morte por câncer de próstata, segundo um estudo publicado no International Journal of Cancer. Porém, você pode consumir a manteiga com segurança desde que seja feito com moderação. De positivo, há o fato de que ela é rica em vitamina A.

Por outro lado, a margarina e o creme vegetal podem ser mais difíceis de diferenciar. Isso porque os dois têm a mesma origem. Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, entre sete marcas que se autoproclamavam margarinas apenas uma atingia o índice necessário e as demais eram nada mais do que creme vegetal.

Que índice é esse? Segundo a ANVISA, o teor de gordura da margarina deve variar de 82% a 85% e elas podem ter a presença de gordura láctea em até 3% – ou seja, em seu rótulo deve haver a indicação de leite ou derivados. Já o creme vegetal possui um teor de gordura entre 42% e 68% e é fabricado apenas com gorduras vegetais.

Creme vegetal

Creme vegetal é opção mais indicada para quem está de dieta. Foto: iStock, Getty Images

Creme vegetal para quem está de dieta

Devido ao seu menor teor de gordura, o creme vegetal pode ser a melhor opção para quem está querendo perder alguns quilos. Essa circunstância faz dele um alimento menos calórico.

É uma boa alternativa ainda para quem deseja proteger o coração. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gordura animal é capaz de aumentar os níveis de colesterol no sangue. Porém, vale saber que é possível consumir manteiga ou margarina sem problema algum, desde que seja feito com moderação.

A manteiga pode ser usada em receitas porque seu teor de gordura elevado é capaz de auxiliar no preparo de alimentos. A margarina também pode ser aliada na preparação de pratos ou acompanhar um pão quentinho.

Além disso, é possível adotar uma opção ainda mais saudável. Em vez de usar esse tipo de gordura, você pode buscar outras fontes mais naturais, como o abacate ou as nozes. É válido ainda eleger sempre uma alternativa livre de sal.

E você, qual usa em casa? Deixe seu comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!