Exercícios > Fitness

Desencanada com o corpo, Rafa Brites é contra dietas

Por Redação Fortíssima 17/02/2016

A apresentadora e repórter Rafa Brites é praticamente o oposto das celebridades atuais: não segue uma rotina fitness totalmente regrada e muito menos acredita que seja possível viver de tapioca e suco verde. Naturalmente magra e abençoada com um tanquinho digno de inveja, ela é contra as dietas muito radicais da moda.

Aos 28 anos, a gaúcha é desencanada. Isso não significa que ela seja descuidada com o corpo, muito pelo contrário. Equilíbrio é sua palavra-chave. A bela não vive só de frango e batata doce, mas também evita refrigerantes e açúcar em excesso. Seu grande vício é o pão branco, acompanhado de um delicioso suco de laranja.

Rafa Brites - Instagram

A bela é contra dietas restritivas e não abre mão de pizza e hambúrguer. Reprodução, Instagram

Como Rafa Brites mantém a boa forma?

Rafa Brites - Instagram

Nas redes sociais, Rafa Brites compartilha tanto abdominais quanto mordidas em hambúrguer. Reprodução, Instagram

Para manter corpo e mente saudáveis, Rafa investe seu tempo livre em exercícios dos quais gosta, como atividades ao ar livre, dança e muai thay. Academia? Jamais. Ela considera a musculação uma tortura e, apesar de saber da importância de se cuidar, não é nem de longe escrava da perfeição.

Outra modalidade que a apresentadora adora é o tênis. Ela joga com o marido, o repórter Felipe Andreoli. Sua vida fitness se resume praticamente às atividades citadas, sem muita regularidade, principalmente por conta da correria no dia a dia de Rafa. Seu tanquinho e as pernas finas torneadas são resultado, principalmente, de uma genética favorável.

Quando o assunto é alimentação, a gaúcha acredita que a culinária é uma arte e, o paladar, um sentido que deve ser estimulado. Por isso, ela gosta mesmo é de experimentar. Em sua visão, aderir a uma dieta restritiva é só enxergar o mundo em preto e branco. Por isso, fora pimentão e anis, ela come de tudo.

Arroz carreteiro e qualquer receita com ovo estão entre as preferências da apresentadora. Ela também não abre mão de um hambúrguer suculento e de feijão, que não pode faltar no seu dia a dia. No Instagram, compartilha cliques comendo pastel e tomando sorvete, mas também fotos andando de bike e jogando tênis.

Perigos das dietas muito restritivas

A crítica de Rafa Brites em relação às dietas atuais é o fato de que praticamente todos os alimentos passaram a ser apontados como prejudiciais à saúde, como é o caso do glúten, da lactose e até da frutose, presente no suco de laranja. Mas o fato é que qualquer cardápio restrito exclusivamente a um grupo alimentar pode comprometer a saúde.

Os regimes emergenciais até ajudam a diminuir os números na balança com rapidez, mas trazem consequências Eliminar totalmente os carboidratos, por exemplo, pode causar sensação de fraqueza, alterações na pressão e nos hormônios, além de taquicardia.

A baixa ingestão de alimentos que fornecem energia também causa perda de massa muscular, ao invés de gordura. Assim, a longo prazo, outra consequência é o “efeito sanfona”: o peso perdido volta e, eventualmente, aumenta ainda mais.

Outros sintomas típicos de uma alimentação pouco diversificada são pele ressecada, unhas fracas, queda de cabelo, dores de cabeça, insônia e desidratação. Por isso, antes de começar qualquer dieta, procure o auxílio de um nutricionista que vai elaborar o cardápio de acordo com as suas necessidades particulares.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!