Exercícios > Fitness

Escala de Borg identifica nível de esforço e garante segurança no treino

Por Redação Fortíssima 18/02/2016

Medir a intensidade do esforço enquanto pratica atividades físicas pode ajudar não apenas a controlar o ritmo durante o exercício, mas também a planejar os treinos de forma mais eficaz. Isso pode ser feito com a chamada Escala de Borg, uma tabela que permite ao atleta medir seu esforço a partir da própria percepção.

Com a técnica, a intensidade do esforço é controlada com base na frequência cardíaca máxima, que deve estar entre 60% e 80% durante a prática de exercícios. A medida permite que você alcance melhores resultados dentro de uma margem de segurança que não extrapola os seus limites.

Escala de Borg

Controlar a frequência cardíaca durante os exercícios garante mais segurança para o atleta. Foto: Shutterstock

O que é Escala de Borg

A Escala de Borg, também chamada de tabela de Borg, foi criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg, e consiste em classificar de forma subjetiva o esforço de um atleta.

Durante qualquer atividade física, principalmente aeróbica, a frequência cardíaca tende a subir conforme o esforço fica mais intenso. Pensando em uma forma de controlar isso e não passar dos limites máximos suportados pelo coração, Borg, em 1974, desenvolveu a tabela, relacionando o cansaço durante o exercício com o aumento da frequência cardíaca, facilitando o controle da intensidade.

Existem dois tipos de Escala de Borg. A original, que mede entre 6 e 20, e a escala modificada, de 0 a 10.

A original:

6

7 – Muito fácil

8

9 – Fácil

10

11 – Relativamente fácil

12

13 – Ligeiramente cansativo

14

15 – Cansativo

16

17 – Muito cansativo

18

19 – Exaustivo

20

A modificada:

1 – Muito leve

2 – Leve

3 – Moderado

4 – Moderado/Forte

5, 6 – Forte

7, 8, 9 – Muito forte

10 – Extremamente forte

Com a Escala de Borg, é possível acompanhar a alteração da frequência cardíaca através da própria percepção corporal. Durante o exercício, o atleta deve ficar atento à frequência cardíaca, a respiração, a sudorese e a fadiga muscular, controlando a intensidade, evitando a sobrecarga e servindo como base para ajudar no planejamento dos próximos treinos.

Como utilizar a escala

A Escala de Borg é indicada para qualquer tipo de atleta, mas é usada principalmente por corredores. Muitos professores e treinadores utilizam a técnica, levando-a em consideração na hora de adaptar os treinos para cada pessoa. Vale lembrar que é preciso conhecer e entender como a tabela funciona para que seja usada corretamente e com eficácia.

Para medir se um exercício aeróbico está dentro de uma intensidade segura, por exemplo, o atleta precisa manter a escala entre 12 e 16.

Ao sentir que o exercício está ficando muito cansativo, deve-se diminuir a velocidade e intensidade de esforço. Se identificar que a atividade está relativamente fácil, é sinal que pode acelerar ou intensificar o esforço para obter mais benefícios e resultados positivos.

Com isso, também é possível manter a prática de exercícios sempre dentro de uma margem segura para os atletas. Assim, evita-se que ele se sobrecarregue e passe dos limites, o que aumenta o risco de lesões. 

E você, já usou a escala? Deixe um comentário! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!