Bem-Estar > Dia a Dia

Reação de Papa Francisco inspira debate sobre perfil egoísta

Por Redação Fortíssima 18/02/2016

Em sua recente viagem à cidade de Morelia, no México, o Papa Francisco mostrou que é um ser humano como qualquer outro ao ter um breve – e raro – momento de perda de compostura. Ao ser puxado por um dos fiéis, ele quase caiu sobre outra pessoa sentada e repreendeu a atitude dizendo: “Isso não se faz. Você não pode ser egoísta”.

As imagens do Papa percorreram a internet e foram amplamente divulgadas nos meios de comunicação, devido à sua reação inesperada. O porta-voz do Vaticano, Francisco Lombardi, disse à imprensa que a reação do pontífice foi absolutamente humana e normal – semelhante a de qualquer outra pessoa que tivesse passado pela situação.

Papa Francisco e a lição para quem é egoísta

Papa Francisco repreendeu atitude egoísta em visita ao México. Foto: iStock, Getty Images

O perfil egoísta

Se até mesmo o Papa Francisco, cuja missão é semear a paz mundial, é capaz de se desestabilizar diante de uma atitude egoísta, como nós podemos lidar com isso?

Em entrevista à Revista Coop, a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari explicou algumas características do egoísmo e apontou formas de lidar com ele. Conforme a especialista, é natural do ser humano querer o melhor para si, se colocar em primeiro lugar e buscar satisfazer seus desejos e vontades. Tanto que, quando somos crianças, pensamos que o mundo gira ao nosso redor e basta chorar para que nossos desejos sejam atendidos.

Enquanto crescemos, porém, precisamos aprender a viver em sociedade e entender que não podemos simplesmente satisfazer nossas vontades às custas dos outros. Segundo a psicoterapeuta, o egoísta é aquele que foi educado para ter sempre o que queria e cresceu se achando o “dono do mundo”: ele não se preocupa com o próximo, tampouco o respeita.

Por isso, mantém sempre à sua volta pessoas submissas, que possam ser subjugadas para agir de acordo com suas vontades. Embora tenha uma autoestima inabalável, por nunca se perceber como causador de problemas, o “dono do mundo” pode acabar prejudicando suas relações.

Conforme destaca a psicoterapeuta, o egoísta muitas vezes é solitário. Principalmente porque não aceita que os outros pensem de forma diferente, de modo que seu egocentrismo e sua arrogância causam um afastamento natural das pessoas. Ele pode, inclusive, ficar deprimido pela dificuldade em aceitar um não como resposta.

Como lidar com o egoísmo?

Agora que você já sabe que o egoísmo é uma atitude causadora de sofrimento, inclusive, para o próprio egoísta, vale a pena conferir algumas dicas sobre como reagir diante desse comportamento. Mas isso nem sempre é tarefa simples: é realmente difícil colocar limites em uma pessoa que nunca aprendeu a lidar com eles.

Ainda assim, é fundamental repreender o egoísta diante de suas investidas. Em uma amizade, por exemplo, você precisa se posicionar e deixar claro que nem sempre tudo vai funcionar como a pessoa quer. Não dê chance às chantagens e barganhas. Se ela não aceitar isso, é porque seu egoísmo supera a cumplicidade. Melhor se afastar.

Já no caso de um chefe egoísta, por exemplo, também é importante estabelecer limites. Se ele quiser que você faça horas extras sem receber, ou trabalhe na hora do almoço, lembre-se de que você tem direitos. Se a situação for insustentável, talvez pedir demissão seja a melhor alternativa. Você não é obrigado a aturar o egoísmo.

E você, como lida com os egoístas em sua vida? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!