Bem-Estar > Motivação

Aprenda como montar uma startup de sucesso

Por Redação Fortíssima 19/02/2016

Se você tem espírito empreendedor e pensa em colocar em prática um novo modelo de negócio com perspectiva inovadora, já deve ter ouvido falar no termo startup. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o conceito se refere às empresas embrionárias com projetos promissores, embasados por ideias transformadoras.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Startups (AB Startups), no Brasil há cerca de 10 mil empresas com esse perfil, em áreas que vão desde a economia criativa até saúde ou educação. O segmento também atrai capital: só em 2012, ele movimentou quase R$ 2 bilhões. E você, já tem um modelo de negócio em mente?

4 dicas para começar sua startup

Apesar de ser um fenômeno recente aqui no Brasil, as startups já são comuns nos Estados Unidos há décadas. Isso por conta da ascensão tecnológica da internet, entre 1996 e 2001. O cenário de renovação impulsionou diferentes grupos de pessoas – especialmente jovens – a trabalharem em ideias renovadoras, com a perspectiva de ganhar dinheiro.

Startup

Para montar startup, é importante avaliar as necessidades do mercado. Foto: Shutterstock

Mas tirar os planos do papel nem sempre é fácil. Especialmente na hora de começar uma startup, por se tratar de um modelo de negócio cercado de incertezas. A boa notícia é que, com determinadas dicas, é possível criar uma proposta repetível e escalável, atrair investidores, colocar a empresa em funcionamento e gerar lucros.

Confira, abaixo, quatro passos:

1- Ideia

Lembre-se: a fagulha geradora de ideias é o problema. Como resolver um problema importante de uma forma que ninguém fez ainda? Assim que você estiver com a ideia em mente, converse com pessoas, vá a eventos, troque impressões.  

2 – Validação e time

Tão importante quanto ter uma ideia é observar o mercado em questão para verificar se há espaço para ela. Converse com possíveis clientes para, então, determinar as próximas etapas do projeto. Outro ponto fundamental é montar um time de qualidade com pessoas que tenham as habilidades necessárias para colocar o modelo em prática.

3 – Testes e métricas

Para encontrar um modelo que realmente funcione, você precisa testar e validar seu produto ou serviço, pois dificilmente ele será plenamente desenvolvido de uma só vez. Realize pesquisas preliminares e tenha métricas bem definidas, para otimizar o modelo e verificar quando o negócio está funcionando na prática.

4 – Planejamento e execução

Quando você se certificar de que encontrou um modelo com potencial para funcionar, construa uma estratégia de busca de capital para maximizar o crescimento do negócio. Se necessário, busque um nicho específico de uma região com melhores canais e instituições para oferecer apoio.

O que é essencial para uma startup?

Talvez o maior desafio de uma startup seja encontrar um modelo inovador com poucos investimentos, dentro de um cenário de incertezas. Nem sempre a receita cresce com rapidez e, muitas vezes, quando o projeto começa a evoluir, é necessário um novo investimento para que ele se torne sustentável.

A boa notícia é que, quando a empresa ganha uma perspectiva escalável, ela deixa de ser uma startup e se transforma em um negócio altamente lucrativo. Se isso não ocorrer, é importante reavaliar e reinventar o modelo, para que ele não morra prematuramente.

Gostou das dicas? Está pensando em começar sua própria startup? Deixe um comentário. E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!