Filhos > Gravidez e Filhos

Como evitar a síndrome da Mulher-Maravilha

Por Redação Fortíssima 19/02/2016

É cada vez mais comum as mulheres terem que se dividir em uma jornada dupla entre o trabalho e a família. Tomar conta da casa, dos filhos e ainda manter o rendimento no emprego não é uma tarefa fácil e exige muito, o que pode causar a chamada síndrome da Mulher-Maravilha.

O problema surge quando a mulher quer dar conta de tudo e de todos, ficando sobrecarregada e  pressionada com as tarefas, e ainda se sentindo culpada por isso. Para reverter e evitar o problema é preciso aprender a equilibrar a vida profissional e pessoal, sem esquecer de cuidar também de si mesma.

Mulher-Maravilha precisa se desdobrar em várias para rotina em casa e no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Mulher-Maravilha precisa se desdobrar em várias para rotina em casa e no trabalho. Foto: Shutterstock

O que é a síndrome da Mulher-Maravilha

A mulher é naturalmente multitarefa. E agora, além de todas as funções que ela já desempenhava no lar, ainda avança no mercado de trabalho e arrebanha para si mais responsabilidades e preocupações – e nem sempre com a ajuda do maridão em casa.

De acordo com o The Economist, em 1960, as mulheres tinham uma média de seis filhos e apenas 17% trabalhavam fora de casa. Atualmente, 80% das mulheres brasileiras graduadas aspiram trabalhar no cargo mais alto da empresa e, além disso, 27% das mulheres ocupam cargos de chefia.

Essas mudanças caracterizam o perfil da mulher contemporânea, com carreira bem sucedida e mãe de família. No entanto, esse acúmulo de funções e a conciliação entre família e carreira resulta, muitas vezes, na síndrome da Mulher-Maravilha, e que a mulher quer resolver todos os problemas e dar conta de tudo, agindo como se tivesse superpoderes.

E se falhar na missão de salvar o mundo, a consequência ainda é sensação de angústia e culpa por não conseguir resolver tudo com perfeição. A situação acaba saindo do controle e a Mulher-Maravilha paga um preço caro por isso, estando sempre exausta, de mau humor e sem energia.

O problema aumenta quando o marido não ajuda nas tarefas da casa e com os filhos, mantendo o pensamento ultrapassado de que tudo isso é função da figura materna. O resultado são mulheres que sentem sozinhas, exigidas, desvalorizadas e esgotadas.

A síndrome da Mulher-Maravilha afeta principalmente quem possui uma compulsão por controlar e cuidar de tudo, com tendência a se doar demais para qualquer mínima tarefa. Isso acaba fazendo com que a mulher perca a sua feminilidade, sensualidade e delicadeza, o que prejudica não só a autoestima, mas, muitas vezes, também o casamento.

Como evitar o problema

Reverter a síndrome da Mulher Maravilha exige mudanças não só no pensamento da mulher que está acostumada a carregar tudo nas costas, mas também do marido e filhos que se tornaram acomodados com a condição.

Para estabelecer um equilíbrio todos devem entrar na dança. A mulher precisa aprender a delegar e distribuir funções para toda a família para não acabar sobrecarregada.

Para isso, organizar a rotina é fundamental, reservando um tempo para cada tarefa e podendo ficar totalmente concentrada naquilo, sem pensar nas outras coisas que ainda estão por resolver.    

Além disso, a mulher precisa ter um tempo para si. Seja cuidando da beleza, lendo um livro ou simplesmente descansando, mas isso ajuda com que ela volte para o trabalho com a energia renovada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!