Clínica Geral > Saúde

De sábado para domingo: como se adaptar ao fim do horário de verão

Por Redação Fortíssima 19/02/2016

Prepare-se para atrasar seu relógio à meia-noite do dia 21 de dezembro, de sábado para domingo. É o fim do horário de verão.

Você pode até ficar feliz com a sensação de ganhar uma hora a mais de sono, mas é bom tomar medidas de adaptação para que a mudança tenha o mínimo de impacto em sua vida.

Fim do horário de verão

Lembre-se: fim do horário de verão acontece de sábado para domingo. Foto: iStock, Getty Images

Horário de verão pode afetar organismo

A maioria associa o horário de verão à economia de energia elétrica e à hora de sono que se ganha ou se perde. Mas poucas pessoas sabem que essas alterações de horário que ocorrem todos os anos em grande parte do Brasil – e também do mundo – são capazes de afetar nosso organismo.

Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em 2008, apurou que nos três primeiros dias após o início desse horário a ocorrência de ataques cardíacos é capaz de aumentar em até 3%. A boa notícia é que os pesquisadores observaram que no fim do horário de verão ocorre o inverso – ou seja, há uma diminuição no número de casos.

De toda forma, é importante ter atenção no trânsito. Conforme estudo publicado no Sleep Journal, o número de acidentes costuma crescer com o término do horário de verão. Os pesquisadores creditam essa estatística ao fato de que o dia anterior à mudança é mais longo e, por isso, mais cansativo.

Como se adaptar ao fim do horário de verão

Para sentir menos as mudanças causadas pela alteração do horário, é muito importante buscar se adaptar previamente. Algumas dicas podem ajudar a passar por esse tempo transitório sem sentir muitos de seus efeitos negativos. Confira:

  • Descanse: com o término do horário de verão, você terá uma hora a mais de sono, já que à meia-noite irá atrasar o relógio para 23h. É importante aproveitá-la bem. Não fique tentado a aproveitá-la na noite anterior.
  • Alimente-se: logo ao despertar certifique-se de tomar um bom café da manhã no horário que está acostumado. As refeições são um ótimo auxílio para ajudar o horário biológico a se reajustar.
  • Hidrate-se: o primeiro dia de mudança de horário é sempre mais complicado, sendo interessante evitar bebidas que contenham muita cafeína. Lembre-se que a cafeína afeta naturalmente seu ritmo de sono – que já estará afetado com a alteração do relógio.
  • Saia de casa: aumente a exposição à luz solar e as atividades físicas durante o dia. Isso porque essas duas simples atitudes são capazes de ajudar a compensar o menor número de horas de sol, que colabora para a síntese da vitamina D, importante para a readaptação do organismo.

E você, está ansioso ou triste pelo fim do horário de verão? Deixe seu comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!