Clínica Geral > Saúde

Aprenda o que fazer para evitar a escabiose

Por Redação Fortíssima 20/02/2016

Há várias doenças de pele capazes de causar prurido e erupções cutâneas. Mais conhecida como sarna, a escabiose é uma delas. Trata-se de um problema dermatológico causado pelo ácaro sarcoptes scabiei, que se espalha muito facilmente de pessoa para pessoa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam mais de 300 milhões de casos anuais de sarna em todo o mundo.

Sarna produz uma erupção cutânea

A escabiose é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas de todas raças, idades e condição socioeconômica. Ela é facilmente transmitida durante o contato físico próximo e compartilhamento de roupas de cama, vestimentas e móveis – que podem estar infestados de ácaros.

Escabiose

Principais sinais de escabiose são a coceira e a irritação da pele. Foto: iStock, Getty Images

O que acontece é que a fêmea adulta desses ácaros penetra a camada superior da pele, onde vive e deposita seus ovos. Quem já teve o problema anteriormente não costuma tardar a apresentar sinais, mas quem é vítima pela primeira vez demora cerca de dois meses para isso – embora desde logo possa transmitir os ácaros.

Os sinais mais comuns da escabiose são o prurido e a erupção cutânea, causados por um tipo de reação alérgica às proteínas e às fezes do parasita. A coceira intensa ocorre especialmente à noite, sendo o sintoma mais precoce e comum da sarna.

É justamente a coceira uma das maiores dores de cabeça. Ela pode levar a feridas na pele, que por vezes tornam-se infectadas com bactérias. Já a infecção bacteriana é capaz de conduzir a um problema ainda mais grave: uma inflamação dos rins chamada de glomerulonefrite pós-estreptocócica.

Não bastasse isso, há uma espécie de sarna bastante grave para pessoas com imunidade comprometida. Trata-se da sarna crostosa ou norueguesa, caracterizada por crostas sobre a pele com diferentes tipos de ácaros. É perigosa especialmente para portadores do vírus HIV e idosos.

Como tratar e prevenir a escambiose

O diagnóstico da sarna pode ser feito através de um exame físico na pele por um médico. Confirmada a escambiose, é bastante provável que seja recomendado a todos membros da família ou pessoas que você teve contato próximo que sejam tratados preventivamente – mesmo sem apresentar sintomas.

Geralmente o tratamento é feito com medicamentos tópicos. Quando as pessoas têm baixa imunidade ou a terapia tópica não teve sucesso, é possível a recomendação de medicamentos orais. Há ainda remédios capazes de administrar e aliviar os sintomas, como anti-histamínicos, antibióticos e cremes esteroides – varia conforme o caso e os sintomas.

Não há proteção contra a doença, que é facilmente disseminada. A única medida possível para reduzir os riscos de contrai-la é evitar contato direto com pessoas infectadas, bem como com roupas, lençóis e outros itens pessoais usados por ela.

Relativamente aos itens de uso pessoal, eles devem ser sempre lavados a altas temperaturas. Do mesmo modo, devem ser secos na configuração mais quente durante pelo menos 30 minutos. Tudo isso para definitivamente eliminar os ácaros.

Dê especial atenção à higienização de locais que não podem ser lavados. Nesse caso, aspire com bastante cuidado e atenção. Quando determinar, jogue fora o saco do aspirador e limpe-o bem com água sanitária e água quente.

Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!