Especialidades > Saúde

Tratamento da dengue: saiba o que fazer em caso de suspeita

Por Redação Fortíssima 20/02/2016

Foi visto nos últimos anos um aumento considerável no número de casos de dengue. Essa doença é causada por um mosquito e possui sintomas bastante semelhantes à gripe. Mas é possível a ocorrência de complicações capazes de levar a problemas mais graves, inclusive à morte. Por isso, o tratamento da dengue deve ser feito o mais rápido possível.

Os sintomas da dengue

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que se espalharam rapidamente em todas as regiões do mundo nos últimos anos – as fêmeas da espécie Aedes aegypti. É por isso que várias campanhas têm sido feitas para erradicar o transmissor – principalmente agora que se descobriu ser ele o responsável pela transmissão de outras doenças.

Tratamento da dengue

Aedes aegypti transmite dengue, chikungunya e o vírus da zika. Foto: Shutterstock

Conforme um estudo publicado na revista Nature em 2013, há cerca de 390 milhões de pessoas infectadas ao redor do mundo com o vírus da dengue todos os anos. É um número três vezes superior ao estimado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 100 milhões.

Nem todos os sintomas da dengue são iguais. Há a dengue clássica, que causa sinais de uma gripe normal e costuma aparecer até sete dias após a pessoa ser picada pelo mosquito transmissor, desaparecendo após uma semana. Fique atento a dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, febre alta, dor de cabeça intensa e atrás dos olhos, vômitos e náuseas. Normalmente, não há complicações.

Os problemas estão na dengue grave ou hemorrágica. Nela os sintomas aparecem levemente no início, mas pioram gradualmente após alguns dias. Inclusive, a doença pode levar à morte caso não seja tratada a tempo. Ela causa hemorragias em razão do sangramento de pequenos vasos na pele e em órgãos internos.

Esses últimos sintomas costumam aparecer de três a sete dias após o aparecimento dos primeiros, em conjunto com uma diminuição na temperatura corporal. Por isso já nos primeiros sinais é importante buscar ajuda médica.

Como é o tratamento da dengue

Diagnosticar a dengue pode ser difícil porque os seus sinais e sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças – malária, leptospirose e febre tifoide ou até mesmo uma gripe. Provavelmente serão feitas perguntas sobre seu histórico médico e solicitadas análises laboratoriais para confirmar a doença.

Não há um tratamento ou cura específica, mas existem medidas que paciente e médico podem tomar para ajudar conforme a gravidade da doença. Para formas mais leves da dengue, os métodos são a hidratação e o uso de analgésicos.

No tratamento da dengue, hidratação é importante porque a febre alta e os vômitos podem desidratar o corpo. Certifique-se de beber água limpa e soro caseiro para ajudar a repor os líquidos e sais minerais perdidos. Quanto aos analgésicos, são úteis porque ajudam a baixar a febre e aliviar a dor.

Tenha atenção que medicamentos como aspirina ou ibuprofeno não são recomendados porque podem aumentar o risco de hemorragia interna. Geralmente aconselha-se o uso de paracetamol. De toda forma, evite automedicar-se e consulte um médico.

Para as formas mais graves da doença, normalmente recorre-se à transfusão de sangue para pacientes com grave desidratação. Nesses casos, é especialmente importante ser tratado por profissionais médicos, que poderão constantemente monitorá-lo para controlar o avanço dos sintomas.

E você, o que achou da matéria? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!