Bem-Estar > Motivação

Veja 7 atitudes características de pessoas produtivas

Por Redação Fortíssima 20/02/2016

Gerenciar o tempo não é tarefa fácil, e há algumas pessoas que se destacam mais do que outras. Acontece que se engana quem acredita que pessoas produtivas são intelectualmente mais capazes. Trata-se apenas de cultivar a prática de certos hábitos, de modo a obter o máximo proveito de seus dias.

Por que as pessoas procrastinam?

É notável a diferença entre pessoas produtivas e procrastinadoras. As primeiras são as que avançam e têm tudo planejado, executando suas tarefas no prazo previamente estabelecido. As segundas são aquelas que até podem realizar um planejamento, mas que constantemente adiam sua execução.

Acontece que a procrastinação parece não ser uma escolha – e sim um reflexo da nossa genética. Segundo pesquisadores da Universidade do Colorado, Estados Unidos, a tendência de procrastinar é afetada por fatores genéticos que estão ligados à propensão de ser impulsivo.

Eles explicam que a impulsividade é uma vantagem evolutiva e que nossos ancestrais se aproveitaram dela para a sobrevivência diária, já que naquela época não havia metas a longo prazo. Em outras palavras, eles dizem que se concentrar em planejamentos e organização para execução de suas tarefas é na verdade uma luta contra a própria natureza humana.

A boa notícia é que existe como “solucionar” essa questão – ou ao menos amenizá-la. Para isso, basta imitar os hábitos de pessoas produtivas e tomá-los para si.

Pessoas produtivas

Pessoas produtivas são aquelas que conseguem organizar melhor suas tarefas. Foto: iStock, Getty Images

Características de pessoas produtivas

Há pessoas que fazem mais do que outras. Elas trabalham duro para isso e de forma inteligente, mas possuem outras qualidades que trazem um grande impacto para esse bom desempenho. Veja quais são elas:

1 – Sabem o que é importante: pessoas altamente produtivas são capazes de distinguir entre tarefas importantes e triviais. Eles não se atolam em uma pilha de projetos porque colocam um grau de importância em cada tarefa, podendo facilmente gerenciar cada uma delas.

2 – Planejam o dia: planejar o dia na noite anterior ajuda a otimizar o tempo. Quem nunca chegou ao trabalho e demorou um tempo para verificar o que precisa ser feito?

3 – Definem prioridades: pessoas altamente produtivas são claras em sua direção. Para essas pessoas, o valor determina a prioridade, a prioridade determina as metas e as metas determinam as atividades.

4 – Delegam: elas não perdem tempo com tarefas que não são de sua alçada ou que podem ser resolvidas mais facilmente por outra pessoa. 

5 – Resolvem problemas: as pessoas produtivas respondem a problemas e desafios de forma positiva. Quando recebem alguma crítica ao seu trabalho, usam-na como estímulo para melhorar.

6 – Mantêm o foco: são capazes de se concentrar na tarefa em mãos e desligar-se das distrações. Da mesma forma que a produtividade, encontrar foco não é sempre uma habilidade natural. É uma habilidade que você deve cultivar.

7 – Buscam aprender: se elas não sabem a resposta, trabalham para encontrá-la. Habilidades e treinamento são necessários quando falta capacidade. E muitas pessoas que querem produzir mais não têm vergonha de correr atrás.

E você, consegue ser produtivo no trabalho? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!