Dieta > Nutrição

Veja 4 dicas para evitar a fome noturna

Por Redação Fortíssima 21/02/2016

Para quem quer emagrecer ou manter uma dieta saudável, é preciso organizar a rotina de alimentação de forma equilibrada. Uma dica importante é evitar os carboidratos e as gorduras no jantar, que prejudicam a perda de peso e também a qualidade do sono. Mas o que comer à noite para evitar a fome noturna?

Com alguns truques, é possível fazer refeições leves no jantar e mesmo assim não sentir aquela vontade de atacar a geladeira no meio da noite. Para isso, o cardápio do dia todo precisa de algumas mudanças.

Fome noturna

Manter uma dieta equilibrada durante o dia evita a fome noturna. Foto: Shutterstock

Dicas para evitar a fome noturna

  1. Não fique sem comer

Muitas pessoas cometem o erro de não comer à noite e ir dormir com fome, principalmente quando querem perder peso. Isso é errado porque, além de prejudicar a qualidade do sono, também aumenta as chances da fome noturna aparecer.

  1. Prefira alimentos leves

Comer muito e alimentos pesados também prejudica o sono e o funcionamento de todo o organismo, que fica trabalhando durante a noite para dar conta de digerir tudo e não descansa. Boas opções para comer à noite são frutas, saladas combinadas com carne magra (boi, peixe ou ave), sopa de legumes ou uma torrada integral com requeijão light.

  1. Evite carboidratos

Comer doces, arroz, batata, pães e massas após às 18h não é indicado. Por serem alimentos muito calóricos, não são boas opções para comer à noite, pois nesse horário o metabolismo do corpo diminui, fazendo o organismo funcionar mais devagar e queimar pouca energia.

  1. Opte pelos integrais

Se é difícil abandonar pães e refeições com massa ou arroz à noite, substitua esses alimentos pelas versões integrais. Além de serem menos calóricos e mais saudáveis, também possuem grande quantidade de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e ajuda a evitar os ataques de fome noturna.   

Organize a rotina alimentar

O principal culpado pela fome noturna é o desequilíbrio alimentar durante o dia. Fazer refeições de baixa qualidade nutricional no café da manhã e almoço causam aquele desejo incontrolável por comida à noite, sinalizando que o organismo está carente e pobre em nutrientes.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada durante o dia todo, reestruturando os horários da alimentação e aumentando o número de refeições ao longo do dia. O ideal é comer a cada três horas, fazendo lanches nutritivos nos intervalos entre as refeições.

Outra dica para não sentir fome noturna é ingerir alimentos ricos em proteínas no jantar, pois o nutriente é digerido lentamente pelo organismo e provoca sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, é indicado jantar pelo menos duas horas antes de ir dormir. Assim o organismo tem tempo de realizar a digestão completa, evitando que o estômago fique pesado e atrapalhe o sono.

Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!