Bem-Estar > Motivação

Aprenda como ser mais confiante com 5 dicas práticas

Por Redação Fortíssima 21/02/2016

Seja na vida pessoal, profissional ou amorosa, a insegurança é um sentimento natural. Mas a sensação de que você não é merecedora de algo e que é incapaz de atingir seus objetivos, aliada ao medo de fracassar, pode ser aprisionadora. Neste caso, ao adotar uma postura diferente, você pode aprender como ser mais confiante e conquistar tudo que sonhou.

O portal americano The Huffington Post elencou uma lista de atitudes muito simples, mas que podem fazer toda a diferença para a sua autoconfiança no dia a dia. E não são apenas dicas infundadas, pois há uma série de pesquisas científicas que apontam sua efetividade. Vale a pena experimentar.

Aprenda como ser mais confiante

Se você precisa de motivação extra para enfrentar as situações do dia a dia de cabeça erguida e cheia de confiança, veja abaixo cinco dicas interessantes:

  1. Postura

Manter a postura ereta é um sinal clássico de confiança. Um estudo publicado no periódico Psychological Science indica que deixar o corpo reto – e não curvado – faz você se sentir autoconfiante de fora para dentro.

Como ser mais confiante

Postura ereta e roupa adequada estimulam sua confiança. Foto: Shutterstock

Em uma palestra no evento TED Talk, a pesquisadora de linguagem corporal Amy Cuddy disse que uma postura expansiva também estimula a produção do hormônio testosterona, responsável por impulsionar a sensação de confiança.

  1. Música

Que a música tem efeitos significativos sobre a mente, isso você já sabe. Mas um estudo da  Faculdade de Administração Kellogg, da Northewestern University, aponta que ouvir músicas com som marcante do baixo, como reggae, rap ou blues, pode até fazer você se sentir mais confiante no dia a dia. Vale a pena tentar, não é?

  1. Lembrança

Se a sua autoconfiança está em baixa, lembre-se de que nem sempre foi assim. Um estudo divulgado pelo Journal of Experimental Social Psychology indica que lembrar de um trabalho em que você arrasou ou de uma situação de sucesso podem recuperar sua atitude positiva e confiante.  

  1. Roupa

A influência das vestimentas na rotina é significativa. Um estudo da Northewestern University constatou isso ao verificar que determinadas pessoas se saíram melhor em um teste usando jalecos brancos dos que as que não usaram, especialmente porque o traje é associado ao sucesso. Portanto, escolha bem o look do dia.

  1. Celebridades

Apesar de parecerem seres magníficos de outro mundo, os famosos podem ser fonte de inspiração e autoconfiança. Um estudo publicado no periódico Personal Relationships indica que quando alguém com baixa autoestima escreve qualidades sobre uma celebridade do mesmo sexo que o seu, ela se sente mais motivada a ser uma pessoa melhor.

Como driblar a insegurança?

Acredite: até aquela pessoa que aparenta ter uma confiança inabalável às vezes se depara com a insegurança. Mas aprender como ser mais confiante é um processo e exige autoanálise. O primeiro passo para driblar esse sentimento é reconhecer que você tem, sim, defeitos – só que eles não a definem. Ninguém é perfeito.

Outro ponto importante é não se comparar com os outros. Isso só traz infelicidade. Busque sempre melhorar, mas em relação às suas próprias atitudes. Não tente ser igual a outra pessoa. Fique cercada de amigos queridos, que transmitam amor e segurança. E o mais importante: trabalhe sua autoestima e seu amor próprio.

Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!