Clínica Geral > Saúde

Aromatizadores de ambiente podem fazer mal? Descubra

Por Redação Fortíssima 21/02/2016

Para deixar os ambientes da sua casa mais agradáveis, muitas pessoas recorrem a velas perfumadas ou aromatizadores de ambiente. Acontece que um estudo recente descobriu que esses produtos podem conter ingredientes perigosos que são prejudiciais para a saúde humana.

Aromatizadores de ambiente - Doutíssima

Aromatizadores devem ser usados em ambientes com boa circulação de ar. Foto: Shutterstock

Produtos perfumados podem ser perigosos para a saúde

Produtos perfumados, como velas e aromatizadores de ambientes, podem conter substâncias causadoras de câncer, sugere um novo estudo. Pesquisadores da BBC e da Universidade de York analisaram a qualidade do ar no interior de seis casas em busca de uma gama de produtos químicos orgânicos voláteis.

Eles descobriram uma substância química, o limoneno, comumente encontrada em produtos com cheiro cítrico. Em algumas das casas em que se usavam vários produtos de limpeza, os níveis de limoneno foram ainda maiores. De início, esse elemento químico não é um produto prejudicial, tanto que é amplamente utilizado como aromatizante para alimentos, gomas de mascar e para promoção da perda de peso.

Porém, é possível que ocasione problemas quando usado como perfume para casas – hipótese em que sua vida como limoneno é bastante curta. Segundo os pesquisadores, quando exposto ao ozônio que está presente até mesmo dentro de casa, ele reage e forma uma outra substância química: o formaldeído.

E os efeitos do formaldeído para a saúde humana são tóxicos. Ele é considerado cancerígeno e conhecido por ser corrosivo, venenoso e inflamável. A exposição é capaz de danificar nossas vias respiratórias e causar dores de garganta, hemorragias nasais, tosse e sensação de ardor nos olhos.

Estudos de laboratório revelaram ainda que para cada duas moléculas de limoneno liberadas no ar, uma molécula de formaldeído é formada. Desde os anos 1980, o formaldeído tem sido associado ao câncer e, em 2011, foi listado como um cancerígeno humano. Esse produto químico é encontrado em móveis e também produzido pela queima de cigarros e fogões a gás.

Alternativas naturais para aromatizadores de ambiente

Se você gosta de utilizar esse tipo de produto, os pesquisadores indicam que basta abrir as portas e as janelas depois de usar. Colocar plantas no ambiente também é uma boa solução, já que muitas delas possuem o efeito de absorver produtos químicos específicos, incluindo formaldeído – gerânio, hera e lavanda são excelentes opções.

É possível ainda optar por aromatizadores mais naturais. Quer um exemplo? Você pode misturar diversas plantas e especiarias. Basta colocar tudo em uma panela com água e deixar ferver por alguns minutos. Pronto!

Como opções naturais capazes de serem usadas estão a canela e o alecrim. Além disso, é possível colocar em um borrifador um pouco de água e estrato de baunilha ou menta, que deixam um cheiro extremamente agradável.

Quem deseja simplesmente tirar um cheiro ruim do ambiente, pode recorrer a uma solução de vinagre e água. Coloque-a em uma bacia e deixe no cômodo desejado por algum tempo. Ela cumprirá o papel de absorver qualquer odor.

Caso ainda assim você prefira os aromatizadores, prefira utilizá-los em cômodos mais amplos e com boa circulação de ar. Jamais os coloque em lugares fechados.

E você, costuma usar aromatizadores de ambiente em casa? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!