Bem-Estar > Motivação

Planejamento a longo prazo ajuda a manter as finanças em dia

Por Redação Fortíssima 22/02/2016

Você tem dificuldade de realizar um planejamento a longo prazo para suas finanças? Em caso positivo, saiba que você não está sozinha. Segundo uma pesquisa de 2014 feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em apoio com Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oito em cada dez brasileiros não têm controle total sobre suas despesas pessoais.

Em tempos de recessão econômica, pode parecer ainda mais difícil economizar e realizar o planejamento necessário para fazer a viagem dos sonhos, reformar a casa, começar um novo curso ou concretizar qualquer que seja o seu objetivo. Mas a boa notícia é que com foco e organização qualquer um consegue chegar lá.

Planejamento a longo prazo

Sonhos ficam mais perto da realidade com o planejamento adequado das finanças. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de planejamento a longo prazo

No blog Quero Investir Agora, o cientista econômico Leonardo Rocha compartilha dicas pontuais sobre como fazer um planejamento a longo prazo e garantir que sua renda seja utilizada de maneira mais eficiente. Confira, abaixo, o passo a passo:

  1. Calcule

Para se situar em suas finanças, você precisa acompanhar suas receitas e despesas. Se necessário, utilize uma planilha para contabilizar todos os ganhos e gastos – e definir quanto você precisa guardar para realizar seus sonhos. Isso é essencial para que o seu futuro financeiro não dependa da sorte.

  1. Compare preços

Acredite: os gastos supérfluos do dia a dia podem fazer uma grande diferença no orçamento. Por isso, sempre pesquise preços antes de comprar.

  1. Compre só o que precisa

Pense antes de comprar. Nos shoppings e supermercados, há várias tentações. Por isso, antes de comprar por impulso, lembre-se dos seus objetivos futuros e se pergunte “eu realmente preciso disso?”

  1. Pague à vista com desconto

Sempre que possível, pague suas compras à vista – especialmente quando as lojas oferecerem desconto. Assim, você evita o acúmulo de parcelas no cartão de crédito, que podem desequilibrar o orçamento.

  1. Trace objetivos e metas

Tenha em mente quais são seus objetivos e trace as metas necessárias para chegar lá. Ou seja: se o seu objetivo é viajar, se informe sobre os custos e verifique quanto você precisa economizar para concretizar o sonho. Alinhe suas ações com as metas.

Como equilibrar as finanças?

De acordo com Maristela Gorayb, diretora da Mapfre Previdência, o planejamento a longo prazo ajuda a evitar decisões precipitadas ou impulsivas em relação aos gastos, o que garante condições financeiras mais seguras nos anos seguintes. O primeiro passo é organizar o orçamento, para que as despesas mensais sejam sempre menores que os ganhos.

“Embora você saiba qual é sua receita, vale ter atenção à lista de gastos supérfluos não percebidos no dia a dia, que podem ser eliminados do orçamento. A busca de fontes alternativas de renda para complementar a receita é outra possível opção a ser colocada em prática”, sinaliza a especialista.

Segundo Maristela, é importante calcular o valor monetário dos sonhos que você almeja realizar, sejam eles de curto ou longo prazo. “A quantia economizada por mês poderá ser destinada à realização desses objetivos ou, então, para suprir uma necessidade financeira gerada por um imprevisto”, conclui.

Gostou das dicas para seu planejamento a longo prazo? Deixe um comentárioE não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!