Especialidades > Saúde

Morte de menina mobiliza Reino Unido na luta contra meningite B

Por Redação Fortíssima 23/02/2016

Rara e perigosa, a meningite B é de evolução rápida. Causada por bactérias, ela se caracteriza pela inflamação da membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. No Reino Unido, a morte de uma menina de dois anos deu início a uma petição que pede pela vacinação de todas as crianças no país. Ela já conta com mais de 617,5 mil assinaturas.

Atualmente, cerca de 3.200 britânicos são acometidos anualmente pela meningite bacteriana. Os casos relacionados ao tipo B (MenB), causado pelo meningococo B, representam metade dos diagnósticos. O clamor público aumentou diante da morte da pequena Faye, que não resistiu após 11 dias de luta contra a doença.

Entenda a petição no Reino Unido

A meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus consegue vencer as defesas do organismo. Ela é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade, motivo pelo qual, no Reino Unido, a vacina contra a MenB já é disponibilizada para bebês menores de um ano no sistema público de saúde.

Para crianças maiores de um ano de idade, no entanto, a vacina precisa ser comprada e demanda um alto investimento. A imunização é feita através da aplicação de quatro doses, cada uma delas a um preço médio de R$ 600.

Meningite B

Petição solicita que vacina seja distribuída para todas as crianças na rede pública de saúde. Foto: iStock, Getty Images

O raciocínio que deu início à petição – que bateu recorde de assinaturas no site do governo britânico – foi o de que, se democratizada para todas as crianças, a vacina poderia evitar casos como o de Faye. Há ainda outros exemplos que reforçam o argumento, como o de Sam, filho do ex-jogador de rugby Matt Dawson, que também contraiu a doença.

O parlamento britânico determina que, para que o tema de uma petição seja debatido, ela precisa reunir, no mínimo, 100 mil assinaturas. Como a solicitação da vacina contra a MenB já conta com mais de 600 mil, as autoridades devem estudar a proposta, com auxílio do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do país.

Mas há também outro obstáculo pelo caminho. A fabricante da vacina contra meningite B, conhecida internacionalmente como Bexsero, apontou recentemente que o produto está em falta e que os estoques só devem voltar ao normal em julho.

O desabastecimento não vai afetar o sistema público, mas terá reflexos nas clínicas privadas. Diante da falta da vacina e da presença da petição, o parlamento deverá debater alternativas e reavaliar a fórmula de aplicação da Bexsero

Os perigos da meningite B

A meningite é devastadora, pois é causada por vírus e bactérias transmitidos normalmente por contato com secreções das vias respiratórias. Os micro-organismos vivem no ambiente e até se acoplam no nariz ou no aparelho respiratório da pessoa, muitas vezes sem causar danos. Mas, de maneira ocasional, podem infectar o cérebro sem motivo aparente.

Por ser de difícil diagnóstico e evoluir rápido, causando febre alta, vômitos, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele, ela pode chegar a matar em até 24 horas. Nos Estados Unidos e no Brasil, a taxa de letalidade é de duas mortes em cada dez casos.

Além disso, cerca de 20% dos sobreviventes apresentam sequelas definitivas, como dano cerebral, perda auditiva, insuficiência renal e amputação de membros.

E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!