Beleza > Dica do Dermatologista

Roupas com proteção solar podem ser aliadas no verão

Por Redação Fortíssima 23/02/2016

Especialmente no verão, usar uma loção protetora para a pele é fundamental para evitar manchas indesejadas e até mesmo o câncer de pele. Mas essa não é a única alternativa disponível. As roupas com proteção solar, por exemplo, podem oferecer ainda mais eficácia. 

Roupas são tão importantes quanto protetor solar

As pessoas costumam relacionar proteção contra efeitos nocivos do sol apenas ao uso do bloqueador solar. É o que indica uma pesquisa publicada em 2015 no Journal of Cancer Education.

Questionadas sobre câncer de pele, a maioria dos entrevistados mencionaram que o principal fator de risco era a exposição ao sol (37,7%), mencionando que o comportamento adequado para se proteger era o uso de protetor solar (60%).

O que poucos parecem saber é que usar roupas com proteção solar também é uma medida importante. Realmente, as vestes que usamos no nosso dia a dia podem influenciar bastante no quanto somos expostos a raios ultravioletas.

Muitas pesquisas já demonstraram que tanto os raios ultravioletas A (UVA) e B (UVB) são capazes de penetrar roupas. Os primeiros causam envelhecimento da pele e coceiras e os segundos causam queimaduras – mas ambos são perigosos por serem fator de risco para câncer de pele.

Conforme dados de um recente levantamento publicado na revista Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, a incidência de todos os principais cânceres de pele está associada à exposição aos raios ultravioleta.

Roupas com proteção solar

As roupas com proteção solar servem como complemento ao uso de bloqueadores em creme. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher roupas com proteção solar

É possível ir a lojas especializadas e comprar roupas com proteção solar, mas observando alguns cuidados ao comprar peças no dia a dia você pode estar bem protegido. Há países possuem órgãos especializados para testar a qualidade das peças contra os raios ultravioletas.

Foi na Austrália que surgiu a primeira medida desse tipo. Na sequência, foi a vez dos Estados Unidos criar órgãos para monitorar a proteção oferecida. Não se trata apenas de comprar uma camiseta de manga longa ao invés de uma camiseta de manga curta ou um chapéu que possui abas em toda sua volta ao invés de um boné do time de futebol favorito.

É preciso considerar o tecido e como ele pode atender às suas necessidades. Confira algumas características fundamentais:

  • Cobertura

Muitas vezes a olho nu você não consegue perceber, mas há roupas que possuem maior densidade que outras. Isso significa a existência de espaços entre as fibras – quanto maior esses espaços, mais facilmente o sol e os raios penetram e menos protegido você estará.

  • Composição

Há materiais que absorvem mais facilmente a radiação ultravioleta, enquanto outros menos. Fibras sintéticas como poliéster, lycra e nylon que são capazes de proteger melhor do que tecidos de algodão, por exemplo.

  • Cor

As cores escuras costumam absorver maior quantidade de raios UV do que as cores mais claras. Não é à toa que vestir peças na cor preta ou azul marinho tende a oferecer uma sensação mais intensa de calor.

E você, que cuidados toma para se proteger do sol? Deixe um comentárioE não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!