Gestante > Gravidez e Filhos

Travesseiro para gestante: cuidados para dormir melhor

Por Redação Fortíssima 23/02/2016

Durante a gravidez, encontrar uma posição confortável para dormir pode ser tarefa árdua. Com a barriga grande, deitar de bruços não é uma possibilidade. Além disso, os médicos sugerem que as futuras mamães durmam de lado, o que é mais agradável para o bebê. Não é à toa que o travesseiro para gestante entra como aliado na hora do descanso.

A boa notícia é que não há apenas uma opção. Até mesmo a versão normal pode favorecer o sono, dependendo da forma como você usar. Se achar melhor, também é possível adquirir versões maiores e que se ajustam ao corpo. Tudo depende de saber escolher.

Travesseiro para gestante

Travesseiro especial para gestantes contorna o corpo e garante conforto à mãe e ao bebê. Foto: iStock, Getty Images

4 opções de travesseiro para gestante

Se você não tem a mínima ideia sobre qual travesseiro para gestante é o mais confortável para você e o bebê, confira abaixo quatro alternativas e suas principais vantagens:

Travesseiro de corpo

Longo e estreito, o travesseiro de corpo é mais do que confortável: você pode abraçar o modelo e ainda posicionar toda a extensão das pernas sobre ele. Dentre as principais vantagens, vale citar que ele mantém a coluna alinhada, possibilita que você apoie o queixo e, consequentemente, evita desconfortos no pescoço.

Além disso, impede o atrito entre joelhos e tornozelos. Com ele, não há possibilidade de você virar de bruços, garantindo a segurança do bebê.

Snoogle

Comum nos Estados Unidos, o modelo snoogle é sinônimo de conforto. Ele nada mais é do que um travesseiro anatômico, pensado especialmente para grávidas. Seu formato, que parece a letra C, basicamente contorna o corpo da cabeça aos pés e dá suporte às costas e à barriga. Não é vendido no Brasil, mas pode ser adquirido na internet.

Minhocão

Semelhante ao snoogle, o minhocão é um modelo de travesseiro que contorna o corpo. Sua grande vantagem é a versatilidade: além de favorecer as noites de sono da mãe, futuramente também pode ser uma ferramenta útil para apoiar o bebê durante a amamentação e servir de encosto anatômico seguro quando a criança começar a sentar.

Rolo nó

Com um apelo multiuso, a versão rolo nó é fácil de ser encontrada. O travesseiro pode ser usado de formas diversas: você pode acoplar entre as pernas, desenrolar e abraçar toda a sua extensão e, inclusive, usar para descansar a cabeça em viagens.

Dicas para dormir melhor na gravidez

Além do travesseiro, há outros cuidados que podem fazer toda a diferença nas noites com o barrigão. Com alguns truques pontuais e simples, você aprende a relaxar para usufruir plenamente das sagradas horas de descanso. A primeira dica é prestar atenção ao horário que você começa a sentir sono: quando o cansaço bater, não hesite em se deitar.

Outra sugestão é tomar um banho quente antes de ir para a cama. Isso ajuda a relaxar. Se você estiver agitada, inspire e segure o ar por cinco segundos e depois expire, para oxigenar o cérebro. Quando estiver com dificuldades de se desligar do mundo, uma sugestão é o aplicativo Relax Melodies, que fornece sons relaxantes como os de chuvas ou ondas.

E você, já escolheu o seu travesseiro para gestante? Deixe um comentárioE não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!