Bem-Estar > Motivação

Tudo que precisa saber antes de viajar para o Pantanal Matogrossense

Por Redação Fortíssima 23/02/2016

Entrar em contato com a natureza exuberante é uma ótima maneira de recarregar as energias durante as férias. Se o seu objetivo for aproveitar os dias de folga em meio à diversidade da flora e fauna brasileira, visitar o Pantanal Matogrossense pode ser uma ótima opção.

Localizado no sudoeste de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, a região é uma das maiores planícies inundáveis do planeta e corresponde a 2% do território brasileiro. Desde 2001, é reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Pássaros do Pantanal Matogrossense

Pantanal abriga mais de 3.500 espécies de plantas e animais. Foto: Domínio Público, Alaor Filho

Dicas de turismo no Pantanal Matogrossense

O bioma do Pantanal é um prato cheio para os turistas. Sua rica hidrografia, com aproximadamente 180 rios em toda extensão territorial, possibilita que os visitantes façam passeios de barco, através dos quais podem observar mais de 3.500 espécies de plantas e animais como jacarés, veados, serpentes, capivaras, papagaios e tucanos.

Por receber muitos turistas, a região conta com vários hotéis e pousadas, além de atrações gastronômicas com influências dos povos paraguaios e gaúchos. Pratos com peixes e arroz carreteiro são típicos do Pantanal Matogrossense.

As visitas podem ser feitas em qualquer época do ano, mas o ideal é entre os meses de novembro e abril – período das chuvas. É quando a vegetação fica mais verde e os animais aparecem, pois há alimento de sobra. O nível dos rios também sobe e as cachoeiras jorram água em abundância.

Em outras palavras, o cenário fica mais bonito durante as chuvas do que entre os meses de maio e outubro, quando os campos estão secos, as queimadas são mais constantes e os animais fogem para encontrar pastagens melhores.

Para poder usufruir de todas as atrações do Pantanal Matogrossense, a sugestão é permanecer no local por, no mínimo, uma semana. Além de passeios em meio à natureza, você poderá acampar, pescar, andar de bicicleta e até visitar cidades históricas próximas, como Corumbá.

Na mochila, são indispensáveis trajes de banho, bonés ou chapéus, camisetas, shorts, capa de chuva, repelente e protetor solar. Se for desbravar a região no inverno, lembre-se de levar um moletom ou agasalho.

Trem do Pantanal é opção de turismo

Uma viagem ferroviária entre os municípios de Aquidauana e Miranda é outra forma interessante de imersão nos costumes e na beleza do Pantanal. O Trem do Pantanal ou Pantanal Express percorre um trajeto de 70 quilômetros, que permite aos turistas contemplar aves e outros animais nativos.

Durante os passeios de três horas de duração, realizados em fins de semana, também é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena local. O embarque ocorre na Estação Ferroviária de Aquidauana e os preços da viagem ficam em cerca de R$ 90 para adultos e R$ 36 para crianças de seis até doze anos.

E aí, pronto para viajar? Deixe um comentárioE não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!