Nutrição > Receitas

Como cozinhar feijão: um guia completo para não errar

Por Redação Fortíssima 24/02/2016

Embora este seja um dos pratos mais tradicionais do brasileiro, há quem não saiba como cozinhar feijão. Afinal, são necessários alguns truques para deixá-lo com um caldo gostoso e bem temperado.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é necessária uma panela de pressão para preparar a comida e qualquer pessoa é capaz de cozinhá-la. Basta colocar o seu lado chef de cozinha em prática.

Como cozinhar feijão

Um bom prato de feijão é nutritivo e saboroso. Foto: iStock, Getty Images

Dê tempo ao feijão

Quem pensa que cozinhar feijão é difícil e que por isso ele é dispensável está bastante enganado. Esses grãos possuem altos teores de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro e potássio. São ainda pobres em gorduras. Em outras palavras, você estará ingerindo muitos ingredientes benéficos ao consumi-lo com regularidade.

Um estudo recente no Journal of the American College of Nutrition descobriu que as pessoas que comem feijão tiveram um risco 22% menor de obesidade e eram mais propensas a ter cintura menor do que aquelas que não consomem o alimento.

 

Melhores dicas de como cozinhar feijão

 

Foto: iStock/GettyImages

A primeira dica de como cozinhar feijão é que ele leva tempo para ser preparado. Já no fogão e fervendo, é possível que demore um pouco até chegar no ponto certo – e não vale acelerar esse processo. Podem afetar o tempo de cozimento ainda a idade do feijão, a variedade e o tamanho.

Quem não tem panela de pressão não precisa se preocupar – é possível cozinhá-lo em outras panelas. Não importa qual feijão você escolher, as regras são as mesmas. Dê preferência ao orgânico, geralmente bastante fáceis de encontrar a granel em lojas de alimentos naturais – e lembre-se de que quanto mais fresco melhor. Foto: iStock, Getty Images

Foto: iStock, Getty Images

O passo inicial é limpar e deixar o feijão pronto para o cozimento. Para isso, é importante deixá-lo em água, o que diminui o tempo de cozimento. Então na noite anterior (dez a 14 horas antes do preparo), mergulhe os grãos e deixe a vasilha em descanso.

Foto: iStock, Getty Images

No dia seguinte, ele terá absorvido grande parte da água e quase dobrado de tamanho. Escorra e lave-os delicadamente. Transfira os grãos para uma panela. Adicione ervas aromáticas, se for do seu gosto. A folha de louro, por exemplo, é um dos temperos mais tradicionais.

Foto: iStock, Getty Images

Cubra os grãos com água e deixe cozinhar em fogo médio. Depois de ferver, reduza o calor e deixe a tampa entreaberta. Cozinhe o feijão durante uma hora e, em seguida, comece a verificar o cozimento.

Foto: iStock, Getty Images

Quando eles estiverem macios, mas ainda firmes, adicione o sal. Continue fervendo até que os grãos fiquem macios e o caldo cremoso. Adicione mais sal a gosto e acrescente opções como cebola, alho e calabresa, todos já dourados na manteiga. Agora é só se deliciar.

 

 

E você, que temperos costuma usar no feijão? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!