Pode admitir, às vezes você está entendiado com o feed do Facebook e bate aquela saudade do Orkut. A rede social, que conquistou mais de 29 milhões de usuários entre 2004 e 2014, trazia fotos, recados e comunidades divertidas, que uniam internautas com interesses comuns.
Ficou nostálgico só de lembrar? Pois saiba que agora é possível reviver parte disso. Embora o site tenha sido excluído do mundo virtual depois de dez anos no ar, o Google manteve seus dados arquivados. Ontem a empresa decidiu permitir aos internautas acesso ao acervo de comunidades públicas, incluindo seus tópicos de discussão.
Veja como acessar as comunidades do Orkut
Adoro achar dinheiro no bolso, Aula chata dá sono e fome, Beijo Roubado é Mais Gostoso. Esses são apenas três exemplos divertidos de comunidades que bombaram no Orkut. Se você quer revisitar as que integrava, basta acessar o site oficial, disponibilizado pelo Google. Lá elas estão listadas de A a Z.
O texto de abertura do site explica que o objetivo é preservar a história de conexões e conversas do Orkut, através do conteúdo público das comunidades. A localização, porém, não é tão fácil. Não há nenhuma ferramenta de busca. A solução, portanto, é navegar pelo alfabeto e relembrar as suas preferidas.
Já se você quiser localizar uma comunidade específica, há também outro macete. A dica é digitar na barra de busca do Google uma palavra-chave relacionada ao assunto, dar um espaço, escrever a palavra site, seguida de dois pontos, e então escrever orkut.google.com.
É uma forma mais rápida de busca, ao invés de percorrer todo o alfabeto. Parece complicado? Confira um exemplo:
Nos tópicos das comunidades, ainda aparecem os comentários e postagens feitas pelos usuários. Ou seja, tudo o que você escreveu está lá – inclusive o seu nome. Mas, se postou algo de que se arrepende, calma: o Google também disponibiliza um link com instruções para você excluir permanentemente todos os seus dados da rede social.
O processo é bem simples, basta acessar a sua conta do Google, selecionar o item ferramentas de dados e, na parte de gerenciamento da conta, clicar em excluir produtos. Ao selecionar o item Remover Orkut permanentemente, em poucos dias todas as suas informações e postagens da rede social são deletadas.
Já se você tem saudade de todo o amor espalhado pelo Orkut através de recados e depoimentos deixados para você, saiba que é possível guardar essas mensagens permanentemente. Basta acessar o Google Takeout, que permite o arquivamento de todos os dados.
Quais seriam as comunidades atuais?
A rede social encerrou suas atividades em setembro de 2014, mas dois anos depois temos certeza de que, se a rede social ainda estivesse no ar, certas comunidades iam bombar em pouco tempo.
Algumas de nossas apostas seriam as comunidades Sai Zika, Tá tranquilo, tá favorável, 100% safadão e Só você, a diferentona. Olha Elaaaaa, bordão de Ana Paula, participante do Big Brother Brasil 2016, certamente também não iria faltar. Aliás, memes e expressões que dominam as redes sociais todos os dias não faltam.
E você, qual comunidade acha que iam fazer sucesso no Orkut em 2016? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!