Bem-Estar > Dia a Dia

Google libera acesso ao acervo de comunidades do Orkut

Por Redação Fortíssima 24/02/2016

Pode admitir, às vezes você está entendiado com o feed do Facebook e bate aquela saudade do Orkut. A rede social, que conquistou mais de 29 milhões de usuários entre 2004 e 2014, trazia fotos, recados e comunidades divertidas, que uniam internautas com interesses comuns.

Ficou nostálgico só de lembrar? Pois saiba que agora é possível reviver parte disso. Embora o site tenha sido excluído do mundo virtual depois de dez anos no ar, o Google manteve seus dados arquivados. Ontem a empresa decidiu permitir aos internautas acesso ao acervo de comunidades públicas, incluindo seus tópicos de discussão.

Orkut

A dinâmica da rede social fez enorme sucesso entre os brasileiros. Reprodução: Google

Veja como acessar as comunidades do Orkut

Adoro achar dinheiro no bolso, Aula chata dá sono e fome, Beijo Roubado é Mais Gostoso. Esses são apenas três exemplos divertidos de comunidades que bombaram no Orkut. Se você quer revisitar as que integrava, basta acessar o site oficial, disponibilizado pelo Google. Lá elas estão listadas de A a Z.

O texto de abertura do site explica que o objetivo é preservar a história de conexões e conversas do Orkut, através do conteúdo público das comunidades. A localização, porém, não é tão fácil. Não há nenhuma ferramenta de busca. A solução, portanto, é navegar pelo alfabeto e relembrar as suas preferidas.

Já se você quiser localizar uma comunidade específica, há também outro macete. A dica é digitar na barra de busca do Google uma palavra-chave relacionada ao assunto, dar um espaço, escrever a palavra site, seguida de dois pontos, e então escrever orkut.google.com. 

É uma forma mais rápida de busca, ao invés de percorrer todo o alfabeto. Parece complicado? Confira um exemplo: 

Orkut

Exemplo de busca por comunidade. Reprodução: Google

Nos tópicos das comunidades, ainda aparecem os comentários e postagens feitas pelos usuários. Ou seja, tudo o que você escreveu está lá – inclusive o seu nome. Mas, se postou algo de que se arrepende, calma: o Google também disponibiliza um link com instruções para você excluir permanentemente todos os seus dados da rede social.

O processo é bem simples, basta acessar a sua conta do Google, selecionar o item ferramentas de dados e, na parte de gerenciamento da conta, clicar em excluir produtos. Ao selecionar o item Remover Orkut permanentemente, em poucos dias todas as suas informações e postagens da rede social são deletadas.

Já se você tem saudade de todo o amor espalhado pelo Orkut através de recados e depoimentos deixados para você, saiba que é possível guardar essas mensagens permanentemente. Basta acessar o Google Takeout, que permite o arquivamento de todos os dados.

Quais seriam as comunidades atuais?

A rede social encerrou suas atividades em setembro de 2014, mas dois anos depois temos certeza de que, se a rede social ainda estivesse no ar, certas comunidades iam bombar em pouco tempo.

Algumas de nossas apostas seriam as comunidades Sai Zika, Tá tranquilo, tá favorável, 100% safadão Só você, a diferentona. Olha Elaaaaa, bordão de Ana Paula, participante do Big Brother Brasil 2016, certamente também não iria faltar. Aliás, memes e expressões que dominam as redes sociais todos os dias não faltam.

E você, qual comunidade acha que iam fazer sucesso no Orkut em 2016? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!