Fitness > Guia do Crossfit

Tudo que você precisa saber para praticar crossfit em casa

Por Redação Fortíssima 24/02/2016

Você já pensou em praticar crossfit em casa? A modalidade está em alta e tem conquistado todos os tipos de atleta, desde iniciantes que querem perder peso até esportistas que buscam melhorar o condicionamento físico e definir os músculos.

Os exercícios são funcionais e de alta intensidade, podendo ser feitos com o peso do próprio corpo e também com acessórios, trabalhando os músculos até o limite.

Como funciona o crossfit

Com um treino intenso de exercícios variados feitos em forma de circuito, o crossfit trabalha força, potência, flexibilidade, equilíbrio e velocidade. A maioria dos movimentos são agachamentos, flexões, elevações e saltos, que usam o próprio peso do corpo ou pesos externos, como barras, halteres ou bolas.

O treino é desenvolvido de maneira a usar o maior número de músculos em um curto período de tempo, com atividades intensas. Com isso, o corpo não se adapta e continua a ser estimulado, conquistando a aceleração do metabolismo e o aumento da queima de calorias.

Antes de começar um treinamento de crossfit em casa ou na academia, é importante realizar exercícios de aquecimento, como dez minutos de corrida ou pular corda em alta intensidade por cinco minutos.

Crossfit em casa

Crossfit ajuda a emagrecer, melhorar o condicionamento e definir o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Pratique crossfit em casa

O crossfit em casa pode ser feito com o peso do corpo ou objetos do dia a dia adaptados, como cabo de vassoura e cadeira. Veja alguns movimentos que são indicados para quem quer começar a prática.

  • Agachamento

Com os pés afastados na linha dos ombros e os braços estendidos acima da cabeça, segurando um cabo de vassoura, agache o mais profundo que conseguir, projetando os quadris atrás, mantendo as costas retas e os joelhos alinhados com os pés. Depois volte à posição normal e repita o movimento.  

  • Flexão

No chão, com as pernas estendidas e a ponta dos pés apoiadas, fique com os braços esticados em posição de flexão. Então abaixe o corpo o máximo que conseguir e volte. Para facilitar, pode fazer o movimento apoiando os joelhos no chão.

  • Prancha

Na mesma posição do exercício anterior, mas com os antebraços apoiados no chão, permaneça por três minutos – ou pelo tempo máximo que conseguir – contraindo o abdômen.

  • Salto

De frente para um degrau,uma caixa ou cadeira bem firme, que fique mais ou menos na altura dos joelhos, dê um impulso e salte sobre a elevação, aterrissando com os dois pés juntos. Após, salte de costas de volta ao chão, aterrissando também com os dois pés.

  • Abdominal

Outro exercício que não pode ficar de fora do crossfit em casa é o abdominal. Com várias versões do movimento, comece pelo tradicional e vá avançando para os outros tipos mais difíceis conforme for evoluindo nos treinos.

Esses são alguns exercícios básicos podem fazer parte de um treino de crossfit em casa. A dica é fazer dez repetições de cada exercício sem pressa, no início. Com o tempo, pode passar a fazer cada movimento durante cerca de 45 segundos, com o maior número de repetições que conseguir, sem pausa. 

Qualquer pessoa pode praticar o crossfit, pois os exercícios são adaptados de acordo com a resistência de cada um e vão evoluindo à medida que o treino também avança. Para isso, a orientação e o acompanhamento profissional são sempre importantes.  

E você, que exercícios costuma fazer em casa? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!