Bem-Estar > Motivação

A moda é ser nerd: veja dicas para focar nos estudos

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

Ser nerd pode ser um sinal de sucesso hoje em dia. Cerca de sete milhões de crianças e adolescentes brasileiros precisam repetir a mesma série ano após ano. Isso porque o índice de reprovação no país é alto.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a porcentagem de jovens que repetem o oitavo ano do Ensino Fundamental chega a 18,7%. Ou seja, é bom começar a apelar para o seu lado estudioso.

Apesar dos estereótipos da camisa xadrez, do jeans gasto e dos óculos de grau, o nerd não é necessariamente essa figura tímida e viciada em tecnologia. Eles podem ser pessoas interessadas por moda, ligados em programas de televisão, leitores de revistas de fofoca, mas sempre com um objetivo em comum: se destacar nos estudos. 

nerd

Vale apelar para o foco nos estudos e despertar o seu lado nerd de vez em quando. Foto: iStock, Getty Images

Nerd esquisito é coisa da televisão

Na série The Big Bang Theory, a história gira em torno de dois amigos nerds que perpetuam um antigo padrão de comportamento: timidez, assuntos relacionados a games e quadrinhos, roupas largas e óculos fundo de garrafa.

No entanto, esse é só um lado – que nem sempre precisa estar presente – desse público. Eles também costumam ser chefes de empresas, destaques universitários e professores descolados.

Para começar, já é comum distribuir os nerds em grupos diferentes. O nerd, propriamente dito, é a pessoa muito inteligente que se dedica a paixões únicas e disciplinas escolares. Geralmente, é pouco sociável porque se concentra bastante naquilo que gosta ou estuda.

Existe ainda o grupo dos geeks, que sempre está pesquisando um tipo específico de informação ou tema, geralmente relacionados a ficção científica, cinema ou quadrinhos. No entanto, eles não deixam de se interessar por outros assuntos e costumam ser pessoas com uma grande variedade de conhecimentos.

Por fim, o dork é uma versão mais idiota do CDF, considerado um inapto social. Mas os nerds reais podem ser apenas esforçados ou dedicados, pessoas que se interessam por sua área de estudo e mantém o foco acima de tudo.

Estude como um nerd

Nos anos 1980, cerca de 36% dos estudantes brasileiros repetiam de ano. Os números podem até ter melhorado nas décadas seguintes, mas ainda estão longe do ideal. De 1998 a 2007, o número de repetentes no Ensino Médio aumentou de 6% para 12,7% segundo dados da Unesco.

Colocar a cara nos livros e agir como um nerd pode ser uma forma de mudar essa realidade. Que tal experimentar?

Dedique-se

Thomas Edison trabalhava quase um dia inteiro até descobrir a fórmula da lâmpada. Por isso, para conquistar os objetivos não pode haver desatenção. Foco total é a receita para aprender e se dar bem na escola.

Seja único

Alguns nerds se destacam por serem excêntricos, gostarem de coisas que poucos conhecem ou não terem vergonha de sua fascinação por coisas consideradas fúteis ou infantis. Permita-se ler e se  interessar por coisas incomuns, mas que fazem você feliz. Além de estimular a pesquisa, pode servir como lazer.

Questione tudo

Nada de acreditar em tudo que ouve, vê ou lê. Checar informações e investigar faz parte da rotina dos nerds. Eles gostam de enxergar a lógica por trás de tudo e são exigentes quanto à qualidade das fontes e veracidade das notícias.

E você, que tipo de nerd seria? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!