Amor e Sexo > Relacionamento

Aprenda como lidar com a insegurança no relacionamento

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

Desde a forma mais sutil até a mais dramática, a insegurança no relacionamento pode levar o casal a problemas sérios. Quando não dominada é capaz de gerar desconfiança, estresse e problemas familiares.

Ainda que não exista uma fórmula pronta para evitar que esse sentimento tome conta de você, a principal saída ainda é construir um ambiente saudável, em que a confiança parta dos dois lados. Isso também ajuda a identificar quando algo não vai bem.

Insegurança no relacionamento: corte o mal pela raiz

A principal maneira de evitar que a insegurança no relacionamento se torne uma doença obsessiva é manter o controle desde o início. Um pequeno ciúme pode ser saudável, mas quando apenas representa cuidado e carinho por parte do parceiro. Veja como evitar dramas na relação e aprenda a identificar seus sentimentos.

Identifique a diferença entre ciúmes bobo  e obsessão

Preste muita atenção ao nível de ciúmes que existe no relacionamento. Quando leve e de implicância, pode apenas denotar que o parceiro se preocupa com a estabilidade do namoro ou casamento.

Porém, quando beira ao controle e traz infelicidade, deve ser eliminado. Se um dos parceiros está perseguindo, brigando e ferindo o outro em função da insegurança no relacionamento, é hora de buscar auxílio profissional.

Às vezes ele pode ser o início de uma situação mais grave. De acordo com o  Mapa da Violência, desenvolvido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), dez mulheres são mortas todos os dias no Brasil por conta de um relacionamento abusivo.

Fale sobre o que não está bem

Não fique guardando sua opinião ou situações que incomodam você do parceiro. Caso não goste que ele fique horas no telefone, sem dar atenção a você, ou acha que deveria compartilhar mais sobre o dia a dia, deixe isso claro. Assim, vocês podem encontrar juntos uma maneira de driblar as dificuldades.

Deixe tudo às claras

Esclareça todas as dúvidas do companheiro, da forma mais simples e clara possível. Evite mágoas e ressentimentos, falando quando se sente ofendido ou triste. Se tem algo sério para contar, dê um jeito de se livrar desse peso o quanto antes.

Insegurança no relacionamento

Não deixe que a insegurança acabe com o seu relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

Expectativa em excesso pode ser ruim

Idealizações podem gerar desilusões. Principalmente durante o início do relacionamento, é comum depositar esperanças no parceiro. Porém, com o tempo, o príncipe pode se mostrar um sapo, principalmente se ele é uma pessoa ao seu lado e outra nas redes sociais.

Na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que o Twitter estava causando conflitos em relacionamentos. Segundo dados do estudo, a rede social gerava desconfianças sobre a fidelidade, o que levava a brigas, separações e até mesmo divórcio.

O parceiro mais ativo na internet costumava também deixar o outro insatisfeito e gerar insegurança no relacionamento. A principal saída ainda é manter o diálogo aberto e construir diariamente a confiança necessária.

 

E você, costuma dormir com a boca aberta? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!