Nutrição > Receitas

Como preparar um frango no balde saudável

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

O frango no balde é um dos clássicos da culinária americana. Com uma casca empanada crocante, a receita é simplesmente irresistível. O problema é que a iguaria não costuma ser exatamente leve.

Normalmente frita, a porção de gordura é grande. A boa notícia é que é possível optar por uma versão mais saudável e leve. Vale experimentar.

Frango no balde é opção para o jantar da família

O famoso frango no balde americano é um dos ícones da rede de fast food KFC. Em 1957, a empresa lançou o famoso Bucket, que continha dez pedaços de frango. A ideia original é manter a carne quentinha por muito mais tempo e acabou virando uma opção de refeição para ser degustada em família.

A carne de frango é barata e possui muito benefícios se comparada à vermelha.  Ela é magra, contendo mais quantidade de proteínas e menos quantidade de gordura. Também é rica minerais como fósforo e cálcio.

Além disso, ela possui selênio, que é conhecido por reduzir os riscos de artrite.  A American Heart Association recomenda também o consumo de frango ao invés da carne vermelha porque ela contém menor quantidade de gorduras saturadas e é ainda uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3, que oferecem efeitos cardiovasculares benéficos.

Mas versão tradicional de frango no balde pode não ser a melhor opção, já que sua receita possui a fritura como modo de cozimento. Se você quiser manter uma quantidade menor de calorias no prato, que tal tentar preparar uma receita mais saudável?

Frango no balde

O frango no balde é uma receita típica dos Estados Unidos. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar a receita de forma saudável

Se você quer preparar um frango crocante sem sair de casa, usar uma fritadeira ou estourar a cota de calorias em apenas uma refeição, saiba que é possível. Basta fazer algumas substituições e ter um prato cujo sabor é capaz de realmente impressionar. Veja dicas de preparo:

  • Retire a pele

Engana-se quem pensa que é a pele a responsável pelo crocante do frango. É a farinha usada no revestimento o grande segredo. Ou seja, é possível retirar a pele sem comprometer o sabor.

  • Marine o frango

Esse é o caminho certo para qualquer receita de frango frito. Misture suco de limão ou vinagre (uma colher de sopa) em uma xícara de leite. Depois acrescente alho, gengibre, pimenta em pó, açafrão, alecrim e sal. Coloque os pedaços de frango e deixe marinar de 30 minutos a 8 horas. Por fim, empane em farinha de rosca ou trigo.

  • Azeite

Ao invés de deixar o frango nadando em uma piscina de óleo quente, dê aos pedaços uma leve camada de azeite antes de cozinhar. Você pode também usar óleo em spray ou pincelar.

  • Não frite

Coloque o seu frango em uma forma com grelha e preaqueça o forno em temperatura alta. Essa uma ótima forma de obter uma crosta crocante. Além disso, outra vantagem do forno é fazer um balde cheio de frango de uma só vez. Asse por cerca de 40 a 50 minutos.

E aí, o que achou da opção? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!