Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça os melhores tipos de feijão para suas receitas

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

A feijoada é um prato que não pode faltar no cardápio do brasileiro, mas não é a única forma de consumo da leguminosa – nem sua única versão. Os tipos de feijão são os mais variados, todos carregados de nutrientes benéficos para a saúde.

A dificuldade é eleger qual é o melhor para cada ocasião e que sabor pode ser considerado o preferido. A dica é conhecer bem cada um deles e não ter medo de variar na hora de ir para a cozinha. 

Feijão faz bem

Os feijões são legumes cujos benefícios já estão mais do que provados por diversas pesquisas científicas. Por exemplo, um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal informa que comer diariamente pouco menos de uma xícara desse alimento é capaz de reduzir o mau colesterol em até 5%.

Para cumprir essa meta vale apostar em quaisquer dos tipos de feijãoNão bastasse isso, os legumes são extremamente benéficos para controlar os níveis de açúcar no sangue – é o que indica uma pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine. Isso é particularmente importante para reduzir o risco de ataques cardíacos em pacientes com diabetes tipo 2.

Para chegar a essa conclusão, eles observaram o comportamento de adultos que seguiam uma dieta de baixo índice glicêmico, que incluía ao menos uma xícara de legumes diariamente.

Os pesquisadores notaram que quando consumidos regularmente por mais de um mês, houve melhora nos níveis de açúcar no sangue e na regulação de insulina, bem como uma redução na pressão sanguínea.

Especificamente quanto aos feijões, de acordo com um levantamento realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health, as mulheres que os comem reduzem em até 25% o risco de desenvolver câncer de mama.

Tipos de feijão

O feijão é um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de feijão para consumir

Ainda que a maioria dos tipos de feijões ofereçam vantagens semelhantes, seus usos  costumam ser distintos, assim como o sabor. Para não errar na próxima receita, confira algumas das principais indicações de cada um deles:

  • Carioca

Trata-se de um dos mais populares no Brasil, sendo aquele de coloração marrom que você encontra nos mercados. É utilizado das formas com as quais os brasileiros mais estão acostumados: com arroz, carnes ou saladas

  • Preto

Esse é o protagonista da maior parte das feijoadas. Também costuma fazer parceria com couve e pedaços de laranja ao final, mas forma ainda uma boa dupla com o tradicional arroz, seja ele branco ou integral

  • Branco

Para as pessoas que buscam emagrecer, esse geralmente é o mais utilizado – e não é à toa. Pesquisas sugerem que ele, em especial, torna mais difícil a absorção de carboidratos, que posteriormente são transformados em açúcar

  • Azuki

Dos tipos de feijão existentes, esse tem o sabor mais adocicado, sendo muito usado em diversas culturas para preparar doces. No Brasil, ainda é pouco popular

  • Vermelho

É caracterizado pelo sabor forte e marcante. Ele é muito usado por chefs de cozinha da França, que costumam colocar a leguminosa no preparo de suas deliciosas e características sopas

  • Manteiga

Com coloração bem próxima à amarela, ele tem forma redonda. É mais popular em Portugal, onde costuma ser adicionado em sopas e saladas , com um sabor único e bem diferente da maioria das variedades.

E você, qual feijão prefere? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!