Dica do Nutricionista > Nutrição

Descubra como a erva kudzu pode diminuir sua ingestão alcoólica

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

Depois de uma noite de festa, o maior desafio é lidar com a ressaca. Se você concorda com essa afirmação, saiba que é possível contar com uma nova aliada para amenizar os efeitos dos drinques: a raiz kudzu, uma erva medicinal originária do sudeste da Ásia.

De acordo com experimento feito no Reino Unido, a planta pode até reduzir o seu consumo de álcool. A pesquisa, conduzida no programa de televisão americano Trust Me, I’m a Doctor e divulgada pela rede BBC, envolveu 17 voluntários.

Metade deles recebeu uma dose de kudzu, a outra ingeriu uma pílula placebo. Depois, todos foram passar 90 minutos em um bar. O resultado? Os que tomaram a erva ingeriram cerca de 20% menos álcool.

Kudzu

Infusão de kudzu atenua dores de cabeça e problemas gastrointestinais. Foto: iStock, Getty Images

Entenda os benefícios do kudzu

David Penetar, psicólogo da Harvard Medical School, que auxiliou no estudo conduzido no Reino Unido, disse à BBC que a planta chinesa provavelmente atua aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso significa que ela não diminui o desejo por álcool, mas faz com que os efeitos de recompensa cheguem mais rápido ao cérebro.

Assim, você sente os efeitos da bebida antes, o que evita que tome outras mais rapidamente para acelerar a embriaguez. Pesquisadores acreditam que, futuramente, o uso da erva medicinal pode entrar como alternativa para ajudar pacientes alcoólatras. Mas esse seria apenas mais um de seus benefícios.

A kudzu ou Pueraria lobata já é cultivada e utilizada há mais de dois mil anos na medicina tradicional chinesa. Em doses moderadas, ajuda a combater alergias, diarreias, fortes dores de cabeça, vírus e resfriados. Em artigo redigido para o portal Live Strong, a nutricionista holística Megan Ashton esclarece alguns desses benefícios.

A raiz da planta contém uma variedade de fitoquímicos que são potentes antioxidantes. Eles auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, pois contam com propriedades anti-inflamatórias, conforme aponta a especialista formada pela Canadian School of Natural Nutrition. Também é eficaz para aliviar constipações e problemas gastrointestinais.

A nutricionista afirma ainda que o centro de tratamento de câncer Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York, está avaliando as possíveis vantagens do kudzu na prevenção de tumores. Pesquisadores acreditam que as isoflavonas presentes na planta possam ajudar a frear a proliferação de células cancerígenas.

A presença de antioxidantes também traz benefícios sugeridos para atenuar os sintomas da menopausa. Segundo Megan, o consumo da erva em infusão, em dosagem máxima de 150 mg por dia, pode favorecer o sistema cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol ruim e a pressão arterial elevada.

Dicas para amenizar a ressaca

Se você não é fã de medicina oriental, vale a pena ficar por dentro de outras dicas para amenizar dores de cabeça e enjoos em decorrência da ressaca. A principal orientação é beber água, pois a desidratação é comum depois de consumir muito álcool.

Para quem sofre com problemas intestinais depois da bebedeira, há chás, como o de camomila, que ajudam a equilibrar o organismo. Comer uma banana é outra boa opção, pois a fruta repõe os níveis de potássio perdidos.

E você, como se livra da ressaca? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!