Beleza > Especial Casamento

Aprenda a fazer tsurus de origami para decorar o casamento

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Os tsurus, aves sagradas do Japão, representam um dos origamis mais tradicionais da cultura oriental. Eles simbolizam saúde, sorte, felicidade e longevidade, além de serem uma opção charmosa para decorar a cerimônia de casamento. Podem enfeitar desde o teto até o bolo, como uma alternativa fácil e barata de aprimorar o ambiente.

A lenda japonesa diz que o animal pode viver até mil anos, pois possui poderes sobrenaturais para não envelhecer. Também se acredita que quando uma pessoa faz mil tsurus usando a técnica de origami e mentalizando um desejo, ele se realiza.

Como fazer tsurus de origami?

Seja para decorar o quarto dos filhos, a cerimônia de casamento ou o ambiente em outras festividades, o passarinho da sorte é uma ótima opção. Com dedicação e prática, qualquer pessoa pode aprender a arte secular do origami. Vale lembrar que você pode usar papeis em cores diferentes, como branco, azul ou rosa claro e garantir efeitos distintos.

Confira, abaixo, o passo a passo para fazer os tsurus:

  1. Comece com um pedaço de papel quadrado, deixando a parte colorida para cima. Dobre o canto superior para encostar no canto inferior, formando um triângulo. Faça um vinco e abra novamente. Dobre mais uma vez pela metade, agora no sentido contrário
  1. Vire o papel para o lado de cor branca. Em seguida, dobre pela metade, faça um vinco profundo, para que fique no formato de um retângulo. Faça o mesmo na outra direção.
  1. Usando os vincos que você fez, leve os três cantos superiores do modelo para baixo, tocando no canto inferior. Depois, achate com suavidade. Ele vai ficar no formato de um losango. 
  1. Dobre as abas triangulares da parte de dentro até o centro, nos dois lados, e depois desdobre.
  1. Abra a aba superior do modelo, levantando-a para cima e, ao mesmo tempo, pressione os lados do modelo para dentro. Achate bem fazendo um vinco profundo.
  1. Vire o modelo para cima e repita as etapas de 4 e 5 do outro lado.
  1. Dobre as abas até o centro. Faça isso dos dois lados.
  1. Dobre as duas ‘pernas’ do modelo, faça um vinco profundo e depois desdobre.
  1. Do lado reverso, dobre as pernas ao longo dos vincos que fez.
  1. Dentro do lado reverso, dobre um lado para formar uma cabeça, depois dobre as asas para baixo. Pronto.
tsurus

O tsuru é um dos origamis mais tradicionais da cultura oriental. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de decoração com tsurus

O origami, por toda sua simbologia, combina muito com a atmosfera de casamento. Há várias maneiras de lançar mão dos tsurus como elementos decorativos. Uma sugestão é pendurar no teto, para dar um ar romântico e um efeito visual incrível à cerimônia. O local da pista de dança também é ideal.

Você pode optar por versões mais sóbrias, em papel branco, ou criar um festival de cores com tsurus em tonalidades diversas. Outra opção é distribuir os origamis na mesa do bolos, junto com outros doces. 

E aí, aprendeu? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!