Dieta > Nutrição

Como perder peso comendo amido resistente

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Alimentos ricos em amido ganharam má reputação para quem quer perder peso. Mas, embora alguns deles realmente devem ser evitados na hora da dieta, há também aqueles que podem trabalhar ao seu favor. É o caso do amido resistente.

Ele pode ser encontrado em diversos alimentos e ajuda a trazer a sensação de saciedade, o que evita que você abuse na comida. Mas você sabe por que ele recebe esse nome? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você. 

Como esse amido vai te ajudar a emagrecer?

O amido resistente é uma substância que não é digerida no estômago ou no intestino delgado, atingindo o cólon intacto. Em outras palavras, ele resiste à digestão. Com isso, é capaz de promover a melhoria da sensibilidade à insulina e dos níveis de açúcar no sangue, além da diminuição do apetite.  

Isso acontece porque ele funciona como uma fibra solúvel e fermentável. Por passar pelo estômago e intestino delgado sem ser digerido, atinge o cólon e alimenta as bactérias amigáveis ​​no intestino.

O intestino humano tem centenas de espécies de bactérias, algumas boas e outras prejudiciais. O número total e a quantidade relativa a cada tipo têm um efeito profundo sobre a saúde e o bem-estar.

O amido resistente estimula seletivamente as boas bactérias, ajudando a manter um equilíbrio saudável. São elas as responsáveis pela produção de ácidos graxos de cadeia curta. É o caso do acetato, do butirato e do propionato.

O butirato, por exemplo, tem efeitos benéficos sobre a saúde geral Não bastasse isso, essa espécie de amido é a fonte de energia preferida das células do epitélio do cólon, desempenhando ainda papel na aceleração do metabolismo – que pode ajudar no emagrecimento. Ele também tem menos calorias do que o amido regular e mais fibras.

Segundo um estudo da Universitat Rovira i Virgili, da Espanha, suplementos de fibras solúveis são capazes de contribuir para a perda de peso, principalmente através do aumento da sensação de saciedade e redução do apetite.

O amido resistente está presente em alimentos como a batata doce e a banana verde. Foto: iStock, Getty Images

O amido resistente está presente em alimentos como a batata doce e a banana verde. Foto: iStock, Getty Images

Banana verde é uma ótima fonte de amido resistente

Nem todos os amidos resistentes são iguais e a classificação deles não é tão simples. A boa notícia é que podem coexistir vários tipos diferentes no mesmo alimento. Dependendo da forma como eles são preparados, é possível que seja afetada a sua quantidade.

Por exemplo, quando uma banana amadurece, irá degradar os amidos resistentes e transformá-los em amidos regulares. Por isso, a melhor forma de ter a sua dose diária é consumindo fécula de batata crua ou banana verde, através da biomassa.

Para preparar a biomassa, basta usar bananas ainda verdes e um pouco de água. Lave-as ainda com casca e as coloque em uma panela de pressão, cobrindo com água. Quando pegar a pressão, deixe cozinhar por dez minutos e desligue. Depois, coloque no liquidificador e bata com um pouco de água.

E você, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!