Clínica Geral > Saúde

Formigamento na cabeça pode ser problema na coluna

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Estamos acostumados a dizer que formigamento na cabeça ou no braço é indicativo de problemas cardiológicos. No entanto, não é sempre assim. Este sintoma pode ser oriundo da postura inadequada e quem está reclamando não é o seu coração, mas sim a sua coluna vertebral.

Bom, mas não é porque o problema pode estar relacionado à má postura que você agora vai se sentar corretamente na cadeira e achar que tudo vai ficar bem, como uma mágica. É preciso investigar mais além. Como? A equipe do Doutíssima explica.

O que você precisa fazer

Sente formigamento na cabeça seguidamente? O primeiro passo é procurar um clínico geral e relatar o que você vem sentindo. Ele deverá identificar se o seu quadro é muscular ou se há algum motivo para verificar o sistema cardíaco. Você poderá passar por alguns exames, como hemograma e eletrocardiograma.

O médico também pode ajudar a descobrir se seus sintomas são resultado de uma vida estressante. Importante acrescentar que a ansiedade e a falta de alimentos com vitamina B12 também podem ter ligação com o quadro.

Se o diagnóstico for má postura, é provável que haja necessidade de uma tomografia da coluna para ver se há complicações, como hérnia de disco. Se esse for o caso, prepare-se para entrar no time dos que levam uma vida saudável. 

Também é necessária uma reeducação postural. Ela deve ser encarada como um remédio a ser tomado. Em poucos dias de atividades dirigidas para o seu diagnóstico, você perceberá que o formigamento na cabeça irá parar. É justamente neste instante que você tem que tomar consciência de que é essencial manter o trabalho físico.

O corpo é uma máquina e precisa de manutenção. Se a manutenção é perseverar nos exercícios físicos e na reeducação postural, não desista. Vá adiante e siga investindo em você. Do contrário, o problema tende a se agravar.

formigamento na cabela

O formigamento pode estar relacionado a um problema de coluna. Foto: iStock, Getty Images

Quando o formigamento na cabeça é mais grave

A dormência que você sente na cabeça está acompanha de fraqueza ou paralisia? Há dificuldade para levantar um braço ou responder seu nome e a data de hoje? Talvez seja uma forte enxaqueca. Porém, também podem ser várias outras patologias, que vão desde algum descompasso na tireoide até esclerose múltipla.

Quando o formigamento na cabeça se estender para outras áreas do rosto e atingir braço ou perna de um mesmo lado do corpo, há indicativo de acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame. Siga em direção a uma emergência hospitalar o mais rápido possível.

Da mesma forma, procure por uma emergência imediatamente se o formigamento se concentrar no seu braço esquerdo e você perceber uma dor no peito, no pescoço e até mesmo no braço que estava dormente. Estas são as características de um infarto.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!