Bem-Estar > Psicologia > Sem categoria

Passo a passo: aprenda como lidar com a rejeição

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Humanos são seres sociais, que precisam conviver e compartilhar para dar sentido à existência. Desde que você nasce busca aprovação. Quando alguém ou um grupo não quer sua presença, pode ser difícil aprender como lidar com a rejeição.

Estudos recentes descobriram que esse sentimento ativa a mesma área cerebral de quando sentimos alguma dor física. A obra Como curar suas feridas emocionais explica ainda que os pesquisadores conseguiram identificar, por meio de ressonância magnética, a dor da exclusão social no cérebro.

De autoria de John Winch, o livro relata que, nos Estados Unidos, em 551 situações em que homens mataram suas parceiras, quase metade dos crimes ocorreu por conta de uma rejeição amorosa. A conclusão dos cientistas é de que a agressividade e a raiva são fortemente ativadas quando alguém deixa de querer outro indivíduo.

Sentir a sensação de que você foi posto de lado faz parte da vida, mas não é justificativa para agressividade e nem precisa gerar desilusão. Existem maneiras de lidar com a rejeição para amenizar a tristeza e a dor. Quanto mais maduro e resolvido você for, melhor vai enfrentar a situação.

Pare de se lamentar e de culpar

Todo mundo tem direito ficar de luto ou chateado por algo acabou. Cada pessoa tem o seu tempo nesse processo. Mas vale lembrar que a sua vida não terminou junto com a relação, o emprego ou seja lá o que for.

Você não é apenas a pessoa que dividia a vida com seu par. Seja realista e avalie o que levou ao rompimento. Coloque-se no lugar do outro. Quais são as suas contribuições para o que não deu certo? E para o que deu certo? Não perca tempo se culpando. Aprenda com isso e siga em frente. Valorize suas qualidades e reconheça seus defeitos com coragem.

como lidar com a reijeição

Um rejeição não anula todas as suas qualidades. Foto: iStock, Getty Images

Saídas de como lidar com a rejeição

Uma das maiores dores da infância é perceber que a mãe também é feliz longe do filhote e que o mundo não gira mais ao redor dele como quando era um bebê. Seja humilde e reconheça este aspecto. Depois, vá à luta. Ou melhor, viva. Abra o peito para o novo e note que você também estará se renovando a cada experiência.

Quando a rejeição rondar, esteja alerta para averiguar se isto realmente está ocorrendo ou se você está criando paranoias tendo como base vivências antigas. Quando outra pessoa não gosta de você, não significa que não tenha inúmeras qualidades.

Uma dica ótima para deixar a rejeição de lado é colocar em práticas aqueles seus sonhos que andam meio esquecidos por aí. Ponha energia e foco nisto e toque sua vida adiante. Se você achar que não está melhorando e que a tristeza não está indo embora, é hora de tomar outras medidas.

Meditar, praticar yoga e procurar um psicólogo para entender e aprender como lidar com a rejeição são algumas das alternativas para que você viva a sua vida de forma plena e em paz.

E você, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!