Especialidades > Saúde

Teste de dengue: diagnóstico precoce é essencial

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Em meio ao surto de zika vírus, há quem esqueça que essa não é a única doença transmitida pelo Aedes Aegypti, inseto que também está ligado a uma velha conhecida dos brasileiros. A boa notícia é que hoje já existe o teste de dengue, que ajuda a acelerar o diagnóstico. Mas você sabe como ele funciona? Descubra.

Como a dengue age

Segundo dados do Ministério da Saúde, a dengue foi identificada pela primeira vez no país em 1986. O órgão estima que 50 milhões de infecções ocorram anualmente no mundo. Um dos fatores que tem tirado o sono da população e da área médica é que os sintomas são parecidos com os de várias outras enfermidades.

“A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte”, alerta o Ministério da Saúde. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (de 39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias.

Também aparecem dor de cabeça, no corpo e nas articulações, prostração, fraqueza, erupções e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la.

teste de dengue

O teste de dengue acelera o diagnóstico da doença. Foto: iStock, Getty Images

A forma grave da dengue inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Quando houver a suspeita, não hesite em procurar pelo teste de dengue.

Diagnosticar o mais breve possível pode ser a chance de obter a cura. Afinal, a dengue mata. Se o seu médico não solicitar uma pesquisa mais aprofundada, não tenha vergonha de pedir um hemograma que analise, por exemplo, a contagem das suas plaquetas.

O teste de dengue identifica o diagnóstico da patologia em até uma semana após os sintomas terem se manifestado. É possível detectar a presença do vírus antes dos anticorpos surgirem no organismo.

Planos de saúde devem cobrir teste de dengue

Devido ao aumento do número de casos no território nacional ao longo dos anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou que os planos de saúde devem cobrir os custos com o teste de dengue. A medida passou a ter validade no início deste ano.

Cada indivíduo que precisar realizar o teste também vai estar contribuindo para os estudos em prol do aperfeiçoamento das imunizações e controle da temida epidemia da doença. Vale ressaltar que nas últimas quatro décadas o país já sofreu quatro delas.

Os testes rápidos de sorologia são aplicados em busca dos anticorpos IgM e IgG e há também aquele que identifica o antígeno NS1 – detecta a dengue hemorrágica nos primeiros cinco dias da doença.

E você, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!