Bem-Estar > Dia a Dia

Vida louca: como conciliar trabalho e família

Por Redação Fortíssima 26/02/2016

Você queria tanto casar e ter filhos e agora está aí, reclamando da falta de tempo, da casa bagunçada, da correria da rotina e da sua vida louca. Afinal, como isso aconteceu? O fato é que pode ter chegado a hora de organizar melhor a rotina. Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para ajudar você nessa missão.

Organize a vida louca

 

Ter filhos é não saber ao certo quando algo diferente pode acontecer. A saída? Pare de se estressar. Você não pode e nem deve dar conta de tudo sozinha. Se seu companheiro não divide as tarefas, é hora de restabelecer as regras.

Ele deixou vários pares de sapato espalhados pela casa? Converse, mostre como uma simples ação como essa pode afetar a sua rotina e deixe claro que as obrigações precisam ser compartilhadas. Esta leve mudança no seu comportamento vai trazer benefícios para todos da sua casa.

Estabeleça horários livres para não fazer nada, apenas relaxar. Da mesma maneira, reserve algumas horas do seu dia para estar de corpo e alma com os seus filhos. Esqueça que a sala está bagunçada. Viva aquele momento. Seja feliz com o que está na sua frente. Daqui a dez anos você não vai recordar do que está atirado no corredor e sim das risadas entre vocês.

vida louca

Você não precisa dar conta de tudo ao mesmo tempo. Foto: iStock, Getty Images

Acolha o momento e pare com a vida louca

Se o seu chefe não compreende que um filho doente precisa da mãe, será que não está na hora de você procurar outro local para produzir? Tenha uma rede de apoio para ajudar nessas situações inesperadas.

Vovós, tias, dindos e babás. É preciso que você confie nessas pessoas e que suas crianças se sintam bem com elas. Do contrário, novamente, a vida louca vai tomar o controle da rotina

Acolha o momento que a vida está apresentando com amor e paciência. Não deixe de lado a sua necessidade de dormir, de receber amor, de fazer sexo, de sair com suas amigas e amigos. Mas, quando vier o imprevisto, entenda que é necessário lidar com ele da melhor maneira possível. 

Está cansada? Atire-se no sofá com sua família. Esqueça por um momento a louça suja que está na pia. Sorriam, brinquem, descansem. Depois, juntos, arrumem a casa. Seus filhos não se transformarão em pessoas sem educação, que deixam tudo atirado no chão, porque algum dia você preferiu parar, observar e curtir a sua vida como ela é.

Com parceria, diálogo, paciência, delegação de tarefas e uma rede de apoio, você conseguirá parar de tentar ser um polvo com vários tentáculos. Um digita no WhatsApp, outro arruma as mochilas, outro serve o café da manhã enquanto mentaliza a lista do supermercado.

Por sinal, evite olhar o celular a cada cinco minutos, especialmente quando estiver com seus filhos. Perceba o quanto da sua vida louca vai diminuir com essa simples atitude. Vai ficar mais fácil conciliar tarefas.

E você, como se livra da vida louca e organiza a rotina? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!