Amor e Sexo > Sexualidade

Celibato: descubra por que algumas pessoas abdicam do sexo

Por Redação Fortíssima 27/02/2016

Na Bíblia o celibato é tratado como algo honroso. Atualmente, o termo é usado para rotular pessoas que se abstêm de praticar atividades sexuais. Mas quais motivos levam homens e mulheres a viverem sem sexo? É o que a equipe do Doutíssima explica.

Vida sem sexo

Em 2004, o escritor Anthony F. Bogaer abordou o tema da assexualidade na obra Understanding Asexuality (Entendendo a Assexualidade, na tradução para o português). Desde então, ele é considerado um dos maiores especialistas no assunto.

Hoje já existem vários outros livros que tratam desta questão. A brasileira Elisabete Oliveira, por exemplo, produziu recentemente uma tese de doutorado relacionado ao assunto. Intitulada Minha vida de ameba, a publicação relata o modo de viver e de pensar dos que não sentem falta de sexo.

Ela estima que, no Brasil, existam dois milhões de pessoas assexuaisA maioria está integrada com a Asexual Visibility and Education Network (AVEN). A comunidade internacional possui mais de 100 mil participantes assexuais conectados pela internet e lutando por respeito e visibilidade. 

celibato

No celibato a vontade sexual é reprimida em detrimento de uma crença a ser seguida. Foto: iStock, Getty Images

O desejo sexual para os assexuais e no celibato

Para os psicólogos, a energia sexual que está engavetada em um sujeito por decorrência de algum trauma, decepção, medo de intimidade, entre outros aspectos, precisa de tratamento para desabrochar. Isto significa dizer que a pessoa reprimiu seu desejo para se proteger de um possível novo sofrimento.

Já para os que lidam de maneira tranquila com a ausência de concretizar o desejo sexual, a situação está bem resolvida. Geralmente, estes souberam canalizar a energia sexual para outras áreas produtivas de suas vidas.

Os que optam pelo celibato, por sua vez, aprovam a abstinência sexual, mesmo que haja o desejo pelo sexo – que acaba sendo reprimido. Nestes casos, nem a masturbação é aceita, principalmente se for um celibato religioso.

Alguns assexuais se masturbam, mas não têm a necessidade emocional ou física de ir além desta prática. No entanto, é bom recordar que a sexualidade humana é algo que se movimenta. A cada experiência os sentimentos podem ser alterados mediante as vivências dos indivíduos.

Avalie bem sua vida e esteja certo da sua decisão. Se há dúvidas, converse com um psicólogo. Quando quiser seguir o celibato, esteja ciente das premissas deste compromisso. 

E aí, o que você acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!