Dica do Nutricionista > Nutrição

Aprenda como curar a ressaca em 6 passos

Por Redação Fortíssima 27/02/2016

Grandes consumidores de bebida alcoólica, os brasileiros costumam celebrar seus momentos de lazer com cerveja, vodca, uísque e vários outros drinques. Por pessoa, cerca de 8,7 litros de álcool puro são ingeridos ao ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema é que, no dia seguinte, nem todos sabem como curar a ressaca.

Quando consumidas em excesso, o álcool provoca efeitos colaterais, como enjoo, dor de cabeça, cansaço, vômitos e desidratação. Então que tal aproveitar que hoje é comemorado o Dia da Ressaca e aprender a lidar com esses sintomas? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.

Como curar a ressaca de forma prática e natural

A digestão do álcool exige um trabalho excessivo do fígado e, para ser eliminado da corrente sanguínea, leva bastante tempo. Por isso, a pessoa que bebe se sente mal, com dores no corpo, fica sensível, com sede e enjoada.

Uma forma de combater os sintomas da ressaca é preparar um soro caseiro, feito com ingredientes que você tem casa. Com ele, é possível se manter hidratado e repor as energias.

Misture uma colher de sopa de açúcar e uma colher pequena de sal em um litro de água fervida e filtrada ou mineral. É possível também comprar o soro nas farmácias ou solicitar a mistura pronta nos postos de saúde.

De acordo com uma pesquisa da Organização de Pesquisas da Comunidade Científica e Industrial da Austrália (CISRO), o suco de pera também pode diminuir os sintomas da ressaca. Cerca de 220 ml da bebida feita com a pera-asiática já são suficientes para que enzimas da fruta acelerem o metabolismo do álcool e inibam a absorção do composto.

como curar a ressaca

Depois de beber, os sintomas desagradáveis da ressaca costumam surgir. Foto: iStock, Getty Images

Curar a ressaca ou fugir do álcool?

A OMS calcula que a média mundial de consumo alcoólico seja de 6,2 litros de álcool por pessoa ao ano. Acima da média, os brasileiros seguem a cultura da cerveja, bebida que domina as vendas, com 55% do total dos líquidos alcoólicos vendidos.

Porém, é preciso tomar cuidado. A OMS também estima que ocorra uma morte a cada cem segundos decorrente do consumo alcoólico. Sendo imprudente ou combinando direção e bebedeira, você pode ter motivos trágicos para não sobreviver ao álcool.

Ainda assim, de forma moderada, as bebidas podem ser uma maneira de provocar a diversão e servem como aperitivo em jantares ou festas, basta anotar algumas dicas para amenizar os sintomas desagradáveis.

Beba água

Em todo guia de como curar a ressaca, a regra de ouro é beber bastante água. Como o álcool provoca a desidratação, que leva a outros sintomas desagradáveis, manter o corpo hidratado é fundamental. Vale beber água enquanto você ingere álcool também.

Líquidos isotônicos

O álcool é diurético, mas os isotônicos ajudam a acelerar a eliminação das toxinas do corpo. Além disso, você mantém os eletrólitos em dia e ingere nutrientes essenciais para que o organismo fique equilibrado.

Dose bem o café

Cafeína pode ser boa ou ruim para curar a ressaca. Tudo depende de quanto café você bebe. Para despertar ou render um pouco mais no trabalho, ela pode ser útil, mas se lembre de manter a ingestão de água, para não desidratar com esse composto termogênico.

Medicamentos úteis

Segundo pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, aspirina e ibuprofeno são os melhores medicamentos para a ressaca. Isso porque eles ajudam a combater a dor de cabeça sem exigir demais do fígado.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!