Cirurgia Plástica > Saúde

Mentoplastia: veja como funciona a cirurgia plástica no queixo

Por Redação Fortíssima 27/02/2016

Queixinho e variações da palavra queixo costumam ser os apelidos dos que têm alguma saliência nessa parte do corpo. Para aqueles que realmente ficam incomodados com a aparência e desejam mudar, uma alternativa é a mentoplastia.

Mento é como é chamada a região que abrange o queixo. Ou seja, engloba a mandíbula, o pescoço e o rosto. A cirurgia serve para aumentar ou reduzir área e é geralmente considerada como uma plástica.

Claro, existem as exceções, como a necessidade de uma intervenção cirúrgica no queixo após um acidente de automóvel, por exemplo. Há ainda as situações em que os médicos indicam a mentoplastia mediante verificação de apneias graves.

mentoplastia

A mentoplastia pode exigir outros reparos na face. Foto: iStock, Getty Images

Os primeiros passos

Supondo que o que incomoda você seja apenas a estética do mento, o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico. Dê preferência aos que possuem experiência neste tipo de intervenção.

O profissional certamente pedirá um check up para definir se o seu caso é uma mentoplastia isolada ou se será necessário consultar um ortodentista antes do procedimento cirúrgico – sim, os dentes têm grande influência no mento.

Ao ter estas respostas, você e seu médico poderão traçar um planejamento para conquistar o que você quer. Talvez seja imprescindível usar aparelho dentário, talvez não. O importante é fazer a consulta e estar munido das informações sobre a sua situação para escolher as alternativas.

Como funciona a mentoplastia

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica caracteriza a mentoplastia como um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando implantes (no caso de aumento da área) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas (para avançar ou recuar o mento).

Ela pode também ser recomendada em conjunto com a cirurgia do nariz, para garantir um resultado mais equilibrado e harmonioso para o paciente. Mas tudo, é claro, depende de um caso para o outro.

Há cenários em que é necessário lipoaspiração no pescoço. Algumas pessoas precisam ainda de placas e parafusos para alinhar o mento. Outros necessitam de enxerto de gordura para garantir uma simetria na face.

Como as possibilidades são muitas e cada tratamento é extremamente específico, o melhor é encontrar um cirurgião que você confie. Vale lembrar que o pós-operatório é um pouco chato e você vai precisar de ajuda para se alimentar, principalmente.

Geralmente, quem faz mentoplastia recebe alta no mesmo dia e em uma semana você tira os pontos. O que demora mais para sair é o inchaço e o edema – podem durar até 20 dias. Ou seja, vale programar a intervenção para o período de férias.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!