Bem-Estar > Motivação

Jogo de inteligência ajuda no desenvolvimento infantil

Por Redação Fortíssima 28/02/2016

Pode parecer apenas uma brincadeira ou atividade de lazer, mas alguns tipos de jogo de inteligência contribuem consideravelmente para o desenvolvimento intelectual das crianças. Desde aqueles de tabuleiro até o videogame podem se encaixar nessa categoria, estimulando o uso da intuição e da criatividade.

As atividades estratégicas e dinâmicas trazem benefícios comprovados para o cérebro, exigindo foco e concentração. Isso aumenta a capacidade de planejamento, memória, atenção e raciocínio, além de melhorar o processo de aprendizagem dos pequenos.

Efeitos do jogo de inteligência

De maneira geral, um jogo de inteligência trabalha várias capacidades do desenvolvimento cognitivo: o raciocínio lógico na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo; a organização de diversos elementos; a imaginação de situações futuras; a prevenção de prováveis consequências de atos alheios; e a tomada de decisões para resolver problemas.

Entre esses tipos de atividades estão os jogos de tabuleiro. Segundo a Associação para o Desenvolvimento e Potencialidade das Habilidades Mentais (Assomensana, na sigla em italiano), eles são capazes de moldar novas formas mentais e produzir efeitos positivos no cérebro dos jogadores.

O jogo de inteligência se torna uma espécie de treinamento mental, estimulando o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Quando jogados com mais de dois jogadores, enriquecem as redes neurais – as ligações entre as células -, permitindo que os neurônios façam contato uns com os outros, além de incentivar a socialização.

O efeito dos jogos de videogame, por outro lado, já gerou muitas polêmicas e discussões. Há quem defende que eles podem contribuir para problemas como obesidade e agressividade. Mas pesquisas científicas mostram que a maioria faz bem para a saúde, principalmente para o cérebro.

jogo de inteligência

As crianças aprendem e se desenvolvem brincando. Foto: iStock, Getty Images

É o que mostra um estudo realizado em Albuquerque, nos Estados Unidos, que analisou 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris durante 30 minutos diários por três meses. O resultado foi que as meninas desenvolveram um córtex mais espesso em relação a quem não jogou.

Além disso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estar ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditivas. Isso sem falar nos novos jogos interativos, que reconhecem o corpo e proporcionam atividades mais ativas e dinâmicas para as crianças.

Isso ajuda a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, além de fazer as crianças se movimentarem, pois a falta de movimentação é uma das grandes preocupações dos pais em relação aos vídeo games tradicionais.

Dicas de jogos para a garotada

Diferentes tipos de atividades se caracterizam como um jogo de inteligência. Os clássicos jogos de tabuleiro, como xadrez e dama, são indicados para todas as crianças a partir dos seis anos de idade. Para os menores, opções como dominó, jogos de carta e memória também são indicados.

Incentivar a prática durante a infância, independente do modelo escolhido, é uma forma de estimular o aprendizado e o desenvolvimento saudável das crianças de maneira divertida e lúdica. Elas aprendem e conquistam benefícios para a saúde mental brincando.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!