Beleza > Especial Casamento

Liga de perna: entenda como surgiu essa tradição

Por Redação Fortíssima 28/02/2016

As tradições geralmente envolvem alguma simbologia e quando se trata de casamento há várias delas. Uma das que mais chama a atenção é a de que a noiva deve usar uma liga de perna.

Você já parou para pensar o que esse ato realmente significa? Pois saiba que há várias explicações possíveis – e se acha que ela é usada para segurar as meias, pode estar muito enganada.

Entendendo o significado da liga de perna

Escondida abaixo do vestido, a liga cumpre um papel bastante específico nas cerimônias dos dias atuais. É que depois que a noiva joga o buquê de flores para as mulheres solteiras da festa, o noivo a retira e joga para seus convidados não comprometidos. Muitos param por aí, mas algumas comemorações podem ir além.

É que em muitas celebrações o homem que pegou a liga deve colocá-la na perna da mulher que pegou o buquê. Geralmente, a atitude não causa constrangimentos. Afinal, ambos devem estar solteiros.

Logo depois, eles precisam dançar juntos a próxima música. Acontece que muitos participam de todos esses rituais de casamento e não entendem exatamente como eles surgiram.

As explicações para a liga de perna são as mais variadas. Esse é um hábito mais difundido nos povos ocidentais e que remonta a tempos antigos. Segundo um artigo publicado no The Journal of American Folklore, tudo começou na Idade Média, em que os noivos se precipitavam sobre as noivas para tirar o acessório.

Há ainda outras explicações. Muitos creem que o ato de retirá-la faz parte do ritual de perda da virgindade da noiva. Existe ainda quem pense ainda que ela possa ser uma simples superstição que traria sorte aos noivos.

liga de perna

Explicações não faltam para essa tradição. Foto: iStock, Getty Images

Com os dias contados?

Quando um casal decide formalizar a união e realizar uma festa de casamento, o planejamento é uma das partes mais importantes. Geralmente, uma das primeiras coisas a serem feitas é definir o estilo da festa –desde clássica até moderna.

Uma pesquisa mostra que há um claro movimento de mudança nas tradições que envolvem esse grande dia. Mas será que a liga de perna está com os dias contados? Realizada pelo site The Wedding Box, o levantamento contou com a participação de cinco mil adultos casados.

Foram feitas várias perguntas sobre as tradições do casamento, para verificar o quão comum elas ainda eram – e depois os dados levantados foram comparados com outros obtidos na década de 1960 sobre os mesmos tópicos.

Os resultados mostraram que várias tradições que estamos acostumados a ler ou ver em filmes têm se perdido com o tempo. Por exemplo, nos anos 1960 era comum para 47% dos casais que o noivo pedisse a mão da noiva para o pai, enquanto nos anos 2000 o número despencou para 15%.

Em compensação, novas tradições começam a surgir. Por exemplo, dar uma lembrancinha para os convidados fazia parte de 8% das cerimônias de antigamente e hoje atinge patamares de 48%.

A boa notícia para quem deseja seguir a tradição da liga de perna é que o ato imediatamente anterior à participação dela se manteve estável. É que a simbologia de atirar o buquê era presente em 23% dos casamentos nos anos 1960 e hoje está em 24% – praticamente um empate técnico.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!