Bem-Estar > Motivação

29 de fevereiro: conheça a história e curiosidades dessa data

Por Redação Fortíssima 29/02/2016

Esta segunda-feira é dia 29 de fevereiro. Ao começar a sua manhã, você parou para pensar em como essa data é especial?

Este ano, 2016, é bissexto. Chama-se assim o ano com 366 dias. Ou seja, são os 365 dias do calendário mais o 29 de fevereiro. Esse fenômeno acontece a cada quatro anos, exceto em anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400.

29 de fevereiro

29 de fevereiro aparece apenas em anos bissextos para “solucionar” calendário. Foto: iStock, Getty Images

A criação da data

A existência dos anos bissextos foi estipulada para ajustar a translação da Terra com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. Criado pelos romanos no período do imperador Júlio César, a estratégia foi aperfeiçoada pelo Papa Gregório XIII, no século 16, em 1582.

Então, a solução foi adicionar o 29 de fevereiro para acertar o calendário com o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do sol. Uma rotação completa do planeta ao redor do sol leva 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Os romanos arredondaram esse período para seis horas. Dessa maneira, essas seis horas, a cada quatro anos, somam 24 horas.

É por isso que o 29 de fevereiro compensa essa falta de um dia a cada ano bissexto. Se a correção não tivesse sido executada, não teríamos mais as estações do ano caracterizadas como estamos acostumados. A agricultura seria extremamente prejudicada. Além disso, as comemorações religiosas, como a Páscoa, não seriam sempre na mesma época.

Em torno dessa decisão, as lendas e superstições relativas à data ultrapassaram os séculos e seguem sendo comentadas. Com a internet e as redes sociais, várias delas estão sendo compartilhadas mediante a proximidade do último dia do menor mês de 2016.

No Instagram, por exemplo, vários usuários aproveitaram o evento atípico e se comprometeram a publicar 366 imagens, uma por dia, de situações interessantes ao longo do ano. Ainda dá para você pensar em algo bacana para colocar em prática. Que tal?

O 29 de fevereiro retorna em 2020

O próximo ano bissexto será 2020. Então o que acontece com quem faz aniversário justamente nessa data? Bom, quem nasceu nesse dia pode comemorar seu aniversário em 2016 no dia exato da sua chegada ao mundo. Nos outros anos, esses sortudos escolhem se a festa fica para o dia 28 de fevereiro ou 1º de março. Há quem diga que eles conservam o espírito mais jovem!

De qualquer forma, o 29 de fevereiro costuma ser bastante lembrado. Na história, está registrado o curioso caso de Cristóvão Colombo, que se aproveitou do seu conhecimento astronômico nessa data, em 1504, para prever um eclipse lunar total para o dia seguinte e, amparado nessa previsão, obter de nativos jamaicanos os mantimentos necessários para os membros de sua expedição.

E você, o que estava fazendo nesse dia em 2012? E como você se imagina em 2020? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!