Guia dos Dentes > Saúde

Dormir de boca aberta faz mal? Descubra

Por Redação Fortíssima 29/02/2016

O cansaço que nos faz pegar no sono pode trazer algumas surpresas. Não é raro, ao acordar no ônibus, no sofá ou mesmo na cama, descobrir que você acabou de dormir de boca aberta. Como não controlamos muitos dos nossos músculos durante o sono, é comum que nos deparemos com o hálito seco quando acordamos.

Dormir de boca aberta também pode irritar os tecidos da garganta e da parte bucal interna, como as gengivas. No entanto, o pior dos problemas está relacionado aos dentes, já que as bactérias se desenvolvem com mais facilidade e o ambiente seco se torna favorável ao surgimento das cáries. Saiba por que isso acontece e como evitar os roncos, secura e uma série de problemas bucais.

Dormir de boca aberta aumenta risco de cáries

Os dorminhocos que não fecham a boca para dormir podem dificultar a passagem do ar pela garganta, o que torna os roncos comuns. Assim, o problema não se torna exclusivo de quem ressona alto, mas de quem dorme no mesmo ambiente ou em quartos próximos. Além disso, as cáries podem se instalar na boca desses “roncadores”.

Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, apontou que dormir de boca aberta pode aumentar o risco de cáries, já o ph médio de acidez cai quando ar em excesso entra pelas vias bucais. Pessoas que sofrem com apneia do sono também estão no grupo de risco.

Dormir de boca aberta

Pais devem orientar crianças a dormirem de boca fechada. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com os pesquisadores, a respiração pela boca estaria relacionada às doenças dentais como cáries e erosão do esmalte. Para chegar a essas constatações, eles estudaram os níveis de ph dos dentes de 10 voluntários que dormiram com o nariz preso para respirar pela boca durante o sono.

Os resultados apontaram que aqueles que dormiam de boca aberta tinham mais risco de desmineralização do esmalte, mais bactérias e lesões dentárias.

Dicas para não dormir de boca aberta

Apesar de não estarmos plenamente conscientes durante o sono, é possível evitar dormir de boca aberta. Saiba como você pode prevenir os problemas decorrentes dessa atitude.

Posição para dormir

Na hora de ir para cama, deite-se de lado ou com a barriga para baixo, de bruços. É mais fácil que a boca se abra quando você dorme com a barriga para cima. Além disso, quando você come demais durante a noite, ficar com o abdômen virado para o alto facilita o ronco.

Abra as narinas

Sprays, fitas para desbloqueio nasal e outros produtos para descongestionar a respiração pelo nariz podem ajudar você a não dormir de boca aberta. No entanto, lembre-se de usar esses medicamentos com recomendação médica e em períodos de tempo alternados.

Visite um médico

Muitas vezes, o ronco, a apneia do sono e os problemas que decorrem da boca aberta durante o sono têm uma causa mais séria e, possivelmente, respiratória. Por isso, visite um médico caso você não consiga fechar a boca para dormir de jeito nenhum. Descobrir a origem de algum problema relacionado à respiração pode manter, inclusive, os seus dentes saudáveis.

E você, costuma dormir com a boca aberta? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!