Nutrição > Receitas

Suflê de espinafre: um aliado para quem quer emagrecer

Por Redação Fortíssima 29/02/2016

Se você quer pratos saudáveis para se manter na dieta, o suflê de espinafre é uma ótima opção. Com reduzida quantidade de calorias, essa receita é rica em nutrientes capazes de deixar você em forma, com mais saúde e disposição.

Espinafre é aliado das dietas

O espinafre é capaz de ajudar a perder aqueles quilinhos que você ganhou com as festas de final de ano. Cientistas da Universidade de Lund, Suécia, descobriram que o extrato de espinafre que contém as membranas verdes das folhas conhecidas como tilacoides são capazes de aumentar a perda de peso em até 43%. Eles basearam suas conclusões em análises de 38 mulheres com sobrepeso.

Esse efeito tão surpreendente é devido às tilacoides. Os pesquisadores observaram que elas são capazes de estender a digestão e produzir uma sensação de saciedade. Em outras palavras, comendo o espinafre com essa substância em particular você será capaz de controlar o apetite e ter hábitos alimentares mais saudáveis – e assim perder peso.

As folhas escuras do espinafre são importantes para pele, cabelo, saúde óssea e fornecimento de proteínas, ferro, vitaminas e minerais. Consumi-las ainda traz outros possíveis benefícios, como controle da glicose para diabéticos, redução do risco de câncer e pressão arterial, bem como menor probabilidade de desenvolver asma.

Em outras palavras, vale a pena incluir esse vegetal em suas receitas. E uma ideia para fazer isso é preparar um delicioso suflê.

Suflê de espinafre

Suflê de espinafre é opção saudável para o almoço e para a janta. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um suflê de espinafre

Como muitos pratos franceses, o suflê se destina a impressionar. Esse bolo esponjoso pode ser servido em um almoço de família, uma festa ou uma reunião de amigos. É uma boa maneira de compartilhar momentos agradáveis e evitar alimentos calóricos. Além disso, o seu preparo é muito simples e leva poucos ingredientes. Confira.

Receita de suflê de espinafre

Ingredientes

1 maço de espinafre

2 copos (americanos) de leite desnatado

2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

2 claras em neve

Noz moscada e sal a gosto.

Como fazer

Primeiro lave e pique as folhas de espinafre. Depois leve ao fogo em uma panela e deixe-as cozinhar em seu próprio líquido. Agora escorra as folhas e leve ao liquidificador, juntando ainda metade do leite e a farinha. Reserve.

Em uma panela, coloque o restante do leite com o sal e a noz moscada, misturando até ferver. Então acrescente a mistura do espinafre. Mexa novamente até engrossar e, quando chegar ao ponto de creme, retire do fogo.

Misture as claras em neve delicadamente e despeje em uma forma untada. Leve para assar em fogo alto pré-aquecido até dourar. Para quem deseja um suflê com aparência agradável e correta, a dica é não abrir o forno durante o cozimento.

E aí, vai colocar em prática a receita do suflê de espinafre? Depois deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!