Especialidades > Saúde

Veja dicas para não enjoar na viagem

Por Redação Fortíssima 03/03/2016

Conhecer novos lugares é maravilhoso para quem tem a oportunidade. Férias, descanso e renovação de energias ajudam a começar o ano de trabalho com mais disposição. No entanto, a viagem pode ser um problema para quem costuma enjoar.

Vômitos, náuseas e dores de cabeça complicam o trajeto e diminuem a vontade de pegar a estrada. Seja no carro, no ônibus, no avião, no navio ou qualquer outro veículo, o enjoo é uma sensação desagradável que pode causar desequilíbrio e desorientação.

Como combater o enjoo

Para quem sofre com enjoos, alguns medicamentos podem auxiliar. Porém, antes de recorrer aos remédios, conheça algumas alternativas práticas e naturais que podem ajudar você a aproveitar melhor a viagem:

Alimentação errada faz enjoar

Um dos principais erros de quem tem enjoos durante a viagem é a alimentação. Comer gordura, açúcar ou pães antes de embarcar pode causar a sensação ruim. Se você sabe que pode passar mal, prefira alimentos leves, como frutas e vegetais, para que seu estômago consiga fazer a digestão corretamente.

Jejum pode ser pior

Ficar sem comer pode facilitar a sensação de náuseas. Ou seja, não coma nada pesado, mas evite manter o seu estômago vazio.

Esteja bem posicionado

Para não enjoar viajando de carro, uma dica de ouro é sentar no banco da frente. Essa simples atitude diminui as chances de um mal-estar porque as paisagens ficam mais estáveis, sem a sensação de corrida. No ônibus, o ideal é sentar nas poltronas do meio, que costumam balançar menos.

Escolha um ponto fixo para olhar

Se você manter os olhos fixos em algum ponto do horizonte, o conflito entre a visão e o labirinto é reduzido, fazendo com que você enjoe menos.

Fuja dos cheiros

Esqueça aquele perfume forte que você gosta. Se você tem propensão a enjoar, os cheiros devem ser evitados, sejam eles bons ou ruins. Deixe o ambiente bem ventilado e respire normalmente.

Receita caseira

Dois ingredientes bem fáceis de encontrar podem ajudar a combater os enjoos da viagem. Uma mistura de água gelada com folhas de hortelã, por exemplo, mantém o estômago e a cabeça tranquilos para o trajeto até o local de destino.

enjoar

Evite comidas pesadas antes de viajar. Foto: iStock, Getty Images

Enjoar na viagem é sintoma de cinetose

Existe um nome específico para o enjoo da viagem: cinetose. Também conhecida como tontura do movimento, ela é caracterizada pela sensibilidade do organismo quando a pessoa está parada dentro do carro, por exemplo, mas com ele em movimento.

No momento em que a pessoa começa a enjoar, o labirinto fica sensível. Ele é chamado também de ouvido interno, já que se localiza no osso da têmpora e tem as funções de audição e equilíbrio. O nome labirinto é dado porque a estrutura dessa região é complexa, com diversos orifícios e aberturas ósseas diferentes.

É nessa estrutura da cabeça que ocorre a cinetose, quando a pessoa não consegue adaptar os órgãos que promovem o equilíbrio ao movimento. Alguns alimentos podem ajudar a combater os enjoos antes da viagem, como é o caso da maçã, rica em fibras.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!