Bem-Estar > Motivação

Aprenda a fazer um marcador de livro e não abandone a leitura

Por Redação Fortíssima 04/03/2016

Se você já abandonou uma leitura por não saber onde parou, sabe a importância que um marcador de livro pode ter. Além disso, ele é uma ótima solução para quem não tem muito tempo para ler. Afinal, fica mais fácil saborear a história as poucos, sem se preocupar em perder o rumo da história.

marcador de livro

O marcador de livro evita que você se perca na leitura. Foto: iStock, Getty Images

Livros mais abandonados

Você já ouviu falar no Goodreads? Trata-se de uma rede social que tem como principal característica a avaliação e recomendação de leituras para seus participantes. Frequentemente, o serviço faz levantamentos que trazem informações curiosas sobre o hábito de ler.

A última pesquisa lançada pelo site apontou quais os livros mais abandonados pelos seus leitores. De forma surpreendente, muitos clássicos e títulos em evidência nos últimos anos apareceram no topo dessa lista. O campeão foi Ardil 22, de Joseph Heller.

Apareceram na sequência o volume único de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Ulisses, de James Joyce, Moby Dick, de Herman Melville e A Bíblia do Rei James. Completaram o top 10 os seguintes títulos: A Revolta de Atlas, de Ayn Rand, Guerra e Paz Anna Karenina, ambos de Leon Tosltói, Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez e O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien.

Muitos devem estar se perguntando por que títulos tão aclamados são simplesmente abandonados por seus leitores. Outro levantamento do Goodreads pode trazer as respostas. De acordo com a pesquisa, a principal razão para alguém deixar um livro de lado é porque ele é lento e chato (46,4%), seguida por escrita fraca (18,8%).

Em compensação, o que estimula uma pessoa a terminar a leitura é o estímulo de finalizar algo (36,6%) e a necessidade de saber o que acontece na sequência ou no final (25,2%).

Os dados mostraram ainda que 38,1% das pessoas sempre terminam o livro, 27,9% costumam ler entre 50 e 100 páginas, 15,8% o abandonam com menos de 50 páginas e 10,6% o largam depois de completar já 100 páginas.

Tanto para resolver a principal razão do abandono de um livro quanto para ajudar o leitor a realizar sua fundamental motivação para terminá-lo, um marcador de livro pode ser uma ótima solução. Afinal, se a obra é lenta e chata você pode aproveitar aos poucos, de forma que não fique entediado.

Como fazer um marcador de livro

Antes de começar qualquer leitura, tenha em mãos um marcador de livro. Melhor de tudo, é possível confeccioná-lo em casa e permitir que ele fique do seu jeitinho. Você não precisa de qualquer coisa além de uma tira de papel ou cartolina e uma fita magnética flexível.

Solte sua criatividade e decore o papel como quiser. Dobre-o ao meio e cole um pedaço de imã em uma extremidade da tira, fazendo o mesmo com a outra extremidade. Pronto, agora seu marcador irá ficar agarrado à página marcada.

E aí, como ficou o seu marcador de livro? Deixe um comentário! Aproveite para compartilhar suas experiências sobre literatura e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!