Cirurgia Plástica > Saúde

Flacidez na barriga pode ser tratada com abdominoplastia

Por Dr. Henrique Lopes Arantes 04/03/2016

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para tratamento do excesso e flacidez na barriga. Ela pode ajudar na restauração da musculatura e na remoção de  estrias na porção inferior da pele do abdome.

Em geral, é recomendado que as pessoas façam exercícios físicos regularmente e tenham uma alimentação balanceada para garantir saúde e ter um abdome plano e bem delineado. No entanto, muitas vezes, é difícil atingir esse objetivo. Vale ressaltar que até mesmo pessoas magras e saudáveis podem apresentar uma certa flacidez na barriga, estrias e abaulamentos (hérnias ou inchaços).

Flacidez na barriga pode ser tratada com abdominoplastia. Foto: iStock/GettyImages

Flacidez na barriga pode ser tratada com abdominoplastia. Foto: iStock/GettyImages

O que causa flacidez na barriga

As causa mais comuns são múltiplas gestações, cirurgias prévias, variações de peso e fatores hereditários. A flacidez na barriga pode ser resultado de um estilo de vida pouco saudável, comum à maioria das pessoas que trabalham e que têm muitos afazeres. O sedentarismo aliado a uma dieta desequilibrada pode  acabar tendo consequências, como a barriga flácida, entre outros problemas estéticos e até de saúde.

A cirurgia de abdominoplastia

Esta cirurgia torna o abdome um pouco mais plano e mais tenso. Ela pode ser associada com uma lipoaspiração dos flancos e do dorso para melhorar o contorno de todo o tronco. É importante salientar que qualquer pessoa pode ser submetida a essa cirurgia, inclusive homens, quando desejarem melhorar a estética do abdome e diminuir a flacidez na barriga.

Pode ser realizada com anestesia peridural ou geral. Atualmente existe uma técnica moderna onde realiza-se cicatrizes menores, com menos complicações e mais conforto no pós-operatório. Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente.

Os resultados

Entretanto, não são os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções do abdome com o restante do tronco e os membros. Os abdomes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem pequenas retiradas. A maioria das mulheres possui flacidez na barriga após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Estes casos nos permitem excelentes resultados.

Em outros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que excesso de gordura em outras regiões vizinhas do abdome ainda existirá, o que nos leva a aconselhar àquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico, para equilibrar as diversas partes entre si.

A cicatriz localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho e infalivelmente passará por vários períodos de evolução. A cirurgia demora em torno duas horas e geralmente o paciente permanece internado por um dia.

Doutor Henrique Lopes Arantes é especialista em Cirurgia Plástica. Com mais de 10 anos experiência internacional (EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá), Dr. Henrique  é coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!