Beleza > Moda

Moda 2016: saiba o que fica nos holofotes e o que vira démodé

Por Redação Fortíssima 05/03/2016

Se você adora moda, provavelmente já comprou algo só porque estava em alta no cenário fashion – e depois se arrependeu. Isso é absolutamente normal, pois esse universo é cíclico. O que era brega ontem pode se tornar sinônimo de estilo hoje e vice-versa. Mas a boa notícia é que sempre há formas de reaproveitar aquela peça démodé e arrasar.

Principalmente quando uma tendência é unanimidade nas passarelas, ela estoura nos looks de street style, no Instagram das blogueiras e, claro, nas produções de todas as fashionistas ligadas em moda. O difícil é saber que produção escolher – e quando.

Démodé

Tênis com vestido é trend que segue em alta. Reprodução: Instagram

O que será tendência em 2016

Em outubro de 2015, a edição da São Paulo Fashion Week que antecipa tendências para o inverno 2016 já deu algumas pistas do que segue como tendência neste novo ano e das peças que serão aposentadas. Nos desfiles, foi possível perceber que os bordados artesanais e as estampas étnicas e coloridas seguem como protagonistas.

O look esportivo com pegada chique também continua em voga, conforme destacou o estilista Oskar Metsavaht. Por isso, o uso de tops com peças de alfaiataria, saia lápis com tênis e shorts esportivos com blusas elegantes ainda é alternativa para as mulheres ousadas e sem medo de errar. Beyoncé e Rihanna amam essa tendência.

Outra trend bem atual de moda, que ficou evidente no desfile do estilista Ronaldo Fraga, é a mistura de gêneros. Ao que tudo indica, o universo fashion é cada vez mais democrático, de modo que as peças não se caracterizam mais como masculinas ou femininas. Tudo é permitido, desde a calça boyfriend para elas até a camiseta vestido para eles.

Com a ascensão das redes de fast fashion no mercado da moda de varejo, o toque requintado de exclusividade das peças artesanais é cada vez mais valorizado. Isso significa que as rendas e bordados bem trabalhados podem ser a opção ideal para você ficar elegante em um traje de gala.

Nos looks do dia a dia das temporadas de calor, os tomara que caia saem de cena para dar espaço ao decote ombro a ombro, estilo ciganinha, nas blusas e vestidos. Para quem não abre mão de um toque de sensualidade, o top cropped é substituído pelos tops esportivos, com logomarca e uma pegada mais moderninha.

Dicas para reaproveitar peças démodé

Mesmo que a essência da moda seja a transformação, nem sempre é possível acompanhar esse ritmo. Por isso, se você está com um monte de peças démodé no armário, saiba que é possível reaproveitar. A dica é saber coordenar: no caso de uma estampa ou elemento muito marcante, você pode equilibrar o look com roupas mais neutras.

A customização é outro caminho. Quer dar um toque atual para uma peça antiga? A aplicação de bordados e spikes garante exclusividade em qualquer calça ou regata. A boa e velha tesoura também é sua amiga: ela pode transformar um jeans surrado em um novo shorts com apelo moderno. A dica é se inspirar e deixar a criatividade fluir.

E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!