Beleza > Cabelos

Confira um guia definitivo para cuidar das madeixas em casa

Por Redação Fortíssima 06/03/2016

Manter os cabelos radiantes e bem hidratados é importante para qualquer mulher vaidosa. O grande desafio é cuidar das madeixas sem precisar investir alto e visitar frequentemente o cabeleireiro. A boa notícia é que, através de alguns cuidados específicos em casa, é possível ter fios dignos de salão diariamente.

A primeira orientação é: mantenha o corte em dia e tenha em mãos produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Afinal, se as pontas estiverem ressecadas, é impossível manter o visual dos sonhos.

madeixas

Cabelos radiantes podem ser mantidos com cuidados diários em casa. Foto: iStock, Getty Images

Como cuidar das madeixas em casa

Se o seu objetivo é economizar, mas sem abrir mão de um visual digno de Gisele Bündchen, veja abaixo um guia com cuidados específicos que você deve manter na rotina para ter madeixas arrasadoras.

  1. Banho morno

Água muito quente no banho faz mal para os fios, especialmente se você os lava diariamente. A temperatura alta abre as cutículas capilares e contribui para o frizz. Por isso, prefira sempre manter a água fria ou morna.

  1. Shampoo anti-resíduos

O produto deve ser usado pelo menos uma vez por semana, para limpar bem o couro cabeludo. Só deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele tira a química.

  1. Creme de pentear

Seja o seu cabelo liso ou enrolado, um creme para pentear específico para aplicar após a lavagem é essencial. Ele evita nós, ajuda a repor nutrientes e proteger os fios.

  1. Leave-in

Investir no leave-in é ideal para finalizar o penteado. Aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda nas mãos e depois passe pelo comprimento do cabelo. É um bom truque antes de secar e modelar as madeixas para uma festa. Já se você usa o secador ou babyliss diariamente, prefira um protetor térmico.

  1. Máscara de hidratação

Pelo menos uma vez na semana, é importante hidratar os fios com mais profundidade. Para isso, conte com uma máscara de hidratação. No mercado, há várias opções disponíveis. Produtos à base de manteiga de karité, óleos de frutas e castanhas são ótimos para deixar as madeixas radiantes.

  1. Silicone e pomada

A dica para manter o look em alta no dia a dia é saber modelar os fios. Se você deseja um visual com brilho, aplique um pouco de silicone nas pontas. Já para quem tem cabelos curtos, a pomada modeladora ajuda a segurar a produção na correria da rotina.

madeixas

Proteção capilar é importante

Diante de uma série de fatores agressivos externos aos quais as madeixas são submetidas diariamente, como sol, vento e poluição, Allison Lima, consultor do Instituto Embelleze, conta com algumas orientações para amenizar os danos. Inicialmente, ele propõe o uso de um leave-in com fator de proteção solar.

De acordo com o especialista, o produto cria uma cobertura nos fios e preserva a nutrição do cabelo. Além disso, vale lembrar que os cabelos acumulam resíduos. Por isso, Lima sinaliza que é importante investir em um bom shampoo, condicionador e máscara hidratante.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!