Gestante > Gravidez e Filhos

Gravidez inesperada: veja os mitos sobre a fertilidade

Por Redação Fortíssima 07/03/2016

A gravidez inesperada costuma ser um susto, especialmente quando acontece no momento em que a vida sexual ainda está no início. Mas às vezes nem é preciso chegar a tanto: bastam alguns dias de menstruação atrasada para bater aquela preocupação.

Mas você sabe diferenciar o que é mito ou verdade quando o assunto é o sexo? Não é difícil encontrar quem fique com medo por conta de velhas histórias que ouviu de algum conhecido. A saída é buscar informação.

As chances de uma gravidez inesperada

Um artigo publicado no British Medical Journal revela que quase um terço dos nascimentos pode ser consequência de uma gravidez acidental. O insucesso dos métodos contraceptivos é uma causa significativa.

Prova disso é um estudo feito pelo Royal College of Obstetrician and Gynaecologists: de 769 mulheres que solicitaram aborto, 68% tinha engravidado como resultado de falha no anticoncepcional.

Antes de tudo, é preciso saber que nenhum método contraceptivo funciona quando não utilizado na forma indicada pelo fabricante. O problema é que, mesmo com todas precauções, muitas vezes acidentes acontecem.

Não entre em desespero, já que isso nem sempre significa uma gravidez inesperada. Pior que os acidentes são alguns truques difundidos culturalmente, que costumam levar a equívocos.

gravidez inesperada

O teste de farmácia é uma das formas de verificar se você está ou não grávida. Foto: iStock, Getty Images

Mitos e verdades sobre os riscos de gravidez

Muitas informações que você conhece sobre sexo e risco de gravidez podem ser grandes mitos. Duvida? Confira a lista que a equipe do Doutíssima preparou e tire suas dúvidas sobre o assunto.

  1. Mito: você não pode engravidar se for sua primeira vez fazendo sexo

Não há verdade alguma nessa afirmação. A maioria das meninas começa o período menstrual antes da primeira vez que faz sexo. Isso que significa que ela pode ovular e, portanto, engravidar também.

  1. Mito: se você faz sexo durante a menstruação, não há chance de gravidez

Teoricamente, a mulher ovula antes do período menstrual e durante a menstruação o óvulo é descartado. Porém, essa teoria pode ser pouco confiável na adolescência e para mulheres com ciclos irregulares, em que a ovulação pode acontecer fora de sintonia. 

3. Mito: posso evitar a gravidez tomando banho após a relação sexual

Algumas mulheres acreditam que lavar a vagina com água ou antisséptico previne a gravidez. No entanto, isso não é verdade e ainda pode ocasionar o risco de infecções.

4. Mito: se um cara não ejacular durante o sexo, não há chance de gravidez

O coito interrompido é um método totalmente ineficaz de prevenção da gravidez. Depois que um homem fica excitado e durante a atividade sexual, o líquido pré-ejaculatório é secretado pela uretra. Esse fluido contém esperma e existe a possibilidade de gravidez.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!