Bem-Estar > Qualidade de vida

Agradecer traz mais benefícios do que se imagina

Por Redação Fortíssima 08/03/2016

Quer melhorar o humor e ainda manter a saúde do coração? Que tal agradecer até pelas coisas mais simples que acontecem no seu dia a dia? Isso mesmo, estudos comprovam que a gratidão traz bem-estar e benefícios para o sistema cardiovascular, além de aumentar o otimismo, diminuir o estresse e fortalecer os relacionamentos.

A moda já pegou nas redes sociais, onde a hashtag gratidão é uma das mais usadas, mas é importante ter em mente o real significado da palavra e expressá-la de forma verdadeira.

Gratidão nas redes sociais

Com o uso constante das redes sociais, algumas palavras receberam novos sentidos e também novas formas de uso. A palavra gratidão é um exemplo, pois antigamente era usada apenas com tom religioso e agora passou a ser um símbolo para agradecer por tudo, sejam conquistas, amizades, família, viagens ou até mesmo refeições.

Entre famosos e anônimos, #gratidão é uma das hashtags mais populares do momento, com mais de 1,5 milhão de citações no Instagram. Já em inglês, #grateful passa de oito milhões de posts.

Mas, para muitas pessoas, gratidão tem um significado que vai além do simples obrigado, pois está mais ligado ao sentido da palavra, de realmente agradecer sem que isso seja uma obrigação. Significa o reconhecimento por algum benefício, que pode ser expressado a alguém ou a algo específico.

Por mais simples que seja, vai além da educação ou de uma imagem postada na rede social, representa a aceitação pela própria vida e o que ela oferece. Cultivar esse sentimento faz bem para si mesmo e para as outras pessoas que estão ao seu redor.

agradecer

Reconhecer e agradecer as coisas simples da vida pode fazer uma grande diferença. Foto: iStock, Getty Images

Agradecer traz benefícios para a saúde

Além do sentimento melhorar o dia a dia e trazer mais bem-estar, também faz bem para a saúde do coração. É o que comprova uma pesquisa publicada pela Associação Psicológica Americana, em que pacientes com problemas cardíacos assintomáticos mostraram redução nos níveis de marcadores inflamatórios no corpo, o que está relacionado a uma melhor saúde cardíaca.

O estudo acompanhou 186 homens e mulheres que mantiveram um diário de gratidão durante oito semanas, enquanto recebiam cuidados clínicos regulares. Além dos benefícios para o coração, a pesquisa também mostrou que agradecer contribuiu para o bem-estar emocional, melhorando o humor e a qualidade do sono.

Outro estudo anterior já mostrava associações positivas entre o sentimento de gratidão e o coração. Publicada em 1995, no American Journal of Cardiology, uma pesquisa descobriu que emoções positivas e apreciação estão relacionadas a mudanças na variabilidade da frequência cardíaca.

A gratidão ainda pode aumentar o otimismo, reforçar os relacionamentos, melhorar o sistema imune e a pressão baixa, incentivar ações de generosidade e compaixão, compensar os efeitos do materialismo e diminuir os sentimentos de solidão e isolamento.

E você, costuma agradecer? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!