Nutrição > Receitas

Chips de alga marinha são opção de lanche que faz bem à saúde

Por Redação Fortíssima 09/03/2016

Se você quer uma opção saudável para substituir a batata frita, os chips de alga marinha podem ser o que você está procurando. Eles são livres de colesterol, ricos em vitamina A e uma porção possui apenas 42 calorias. Vale a pena até mesmo para quem não ama algas, já que a textura e o sabor muitas vezes surpreendem.

Chips do bem

As algas possuem uma cor esverdeada e são vegetais que crescem no mar. Ricas em nutrientes, têm uma variedade de benefícios para a saúde: digestão, redução do colesterol e perda de peso, por exemplo. Uma dose diária é capaz de garantir vitaminas e minerais essenciais com apenas uma pequena quantidade.

A fibra natural, encontrada em alguns tipos de algas, pode ajudar a reduzir a absorção de gordura. Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Newcastle, da Inglaterra, descobriu ela ajuda você a se sentir satisfeita mais rápido.

Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry fez uma revisão de cem outras pesquisas sobre benefícios para a saúde das algas e concluiu que algumas das proteínas encontradas nelas são capazes de servir como melhores fontes de peptídeos bioativos do que as presentes em produtos lácteos. Isso pode reduzir a pressão arterial e aumentar a saúde do coração

Além disso, pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca sugerem que a adição de algas a alimentos processados, como pizzas congeladas, cachorros quentes e massas, muitas vezes ajuda a reduzir os casos de doença cardíaca. Ou seja, se você quer um ótimo acompanhamento para um lanche, basta fazer alguns chips de alga marinha.

Mas o que torna o sabor de algas torradas tão surpreendentemente bom? A resposta é o umami, um sabor salgado tão saboroso e único que não se encaixa em qualquer dos quatro grupos básicos gustativos. Ele está presente, por exemplo, na nori, tipo de alga marinha usado na preparação do sushi.

chips de alga marinha

Os chips são preparados a partir do corte das algas. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer chips de alga marinha

Preparar esse petisco é muito fácil. Ele se tornará um ótimo aliado para aqueles dias em que você quer beliscar algo, mas não deseja consumir muitas calorias. Tudo isso sem perder o sabor.

Receita de chips de alga marinha

Ingredientes

12 folhas de alga nori

1/4 xícara de água

1 colher de sopa de óleo de gergelim

3 dentes de alho picados

1 pitada de pimenta caiena solo

Sal a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Cubra duas assadeiras grandes com papel manteiga ou papel alumínio. Coloque seis folhas de nori, com o lado brilhante para cima, sobre a assadeira. Com um pincel de silicone, pincele a água sobre as algas e certifique-se de atingir as bordas. Alinhe cuidadosamente outra folha de nori na parte superior. Repita com as folhas restantes para formar camadas.

Usando uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada, corte as folhas em tiras e em seguida, corte essas tiras ao meio, transversalmente. Você vai acabar com cerca de 42 chips. Organize em uma única camada na assadeira.  

Em uma tigela pequena, misture o alho, o óleo de gergelim e a pimenta caiena. Use o pincel para temperar as folhas de alga e polvilhe o sal. Use os dedos para polvilhar sementes de gergelim sobre os chips. Coloque no forno e asse por 15 a 20 minutos. Espere esfriar para ficar crocante antes de consumir.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!