Bem-Estar > Qualidade de vida

Flores comestíveis são opção saudável para decorar pratos

Por Redação Fortíssima 09/03/2016

Em desuso há muitos anos, cozinhar e decorar pratos com flores comestíveis está em voga novamente. O seu uso na culinária tem suas origens nos romanos, mas hoje é uma alternativa que já conquista chefs de restaurantes e cozinheiros domésticos de todo o mundo.

Bonitas e saudáveis

Não é apenas o visual dos pratos que fica mais atraente com a adição de flores comestíveis. Elas também são capazes de aumentar a ingestão de nutrientes. Por exemplo, a vitamina E é encontrada em pequenas quantidades nas pétalas de rosa, enquanto a vitamina A pode ser achada na lavanda. Outras ainda contêm vitamina C, que ajuda a prevenir infecções.

Certos tipos delas, como o crisântemo, contêm uma boa dose de potássio, mineral bastante importante para a função muscular, segundo artigo publicado na revista Molecules. As cores vivas das flores também sugerem a presença de fitonutrientes, flavonoides e antioxidantes, todos capazes de reduzir riscos de problemas como câncer e doenças cardíacas.

De acordo com estudo da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos, a calêndula contém flavonoides que auxiliam na proteção das células contra danos. Elas ainda possuem mais luteína e zeaxantina do que couve ou espinafre e podem ajudar a prevenir desordens relacionadas à idade.

Vale saber que ainda que pesquisadores da Universidade de Zhejiang, da China, concluíram que a adição de pétalas de flores é benéfica para a saúde. Conforme os estudiosos, ingeri-las nas refeições é capaz de prevenir doenças crônicas como um todo e promover a boa saúde.

flores comestíveis

Como nem todas as flores são comestíveis, a dica é analisar bem antes de comer. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar as flores comestíveis

Nem todas as flores são comestíveis. Por isso, é importante saber antes do consumo quais são adequadas ou não. Lembre-se de nunca usar pesticidas ou produtos químicos em quaisquer partes da planta que produz as flores que você pretende comer. Se for comprá-las, verifique a procedência.

É importante ainda usá-las com moderação. Como o organismo não está acostumado, o consumo excessivo é capaz de causar complicações digestivas. Veja algumas opções para experimentar:

  • Manjericão

A maioria dos produtores utilizam as folhas de manjericão antes que a planta floresça. Após a floração, o caráter das folhas muda e se torna menos atraente, mas as flores ainda podem ser comidas. Elas podem ser brancas ou lavanda.

  • Flor do alho

Todas as flores da família Allium (alho-poró, cebolinha e alho) são comestíveis e saborosas. É possível comer qualquer uma de suas partes, basta usar a criatividade.

  • Calêndula

Elas têm um sabor agradável que varia de picante para amargo e acrescentam uma cor amarelo ouro a sopas e saladas. Podem até tingir alguns pratos, como o açafrão faz.

  • Rosas

Outra flor do jardim surpreendentemente comestível é a rosa. As pétalas são intensamente perfumadas, mas o sabor é mais sutil e um pouco frutado – tudo depende de fatores como variedades e solo. Certifique-se apenas de remover a base branca de cada pétala – que é amarga.

  • Dente de leão

Essa flor comum é totalmente comestível. Quando não abertos, os  florais têm uma doçura surpreendente, parecido com o mel. São bastante fáceis de encontrar, mas certifique-se de colhê-las apenas a partir de hortas orgânicas.

E você, qual flor costuma comer? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!